am.abra

A FIGA é um evento que realiza um intercâmbio entre chefs regionais e internacionais e divulga a gastronomia amazônica para diversos países. Além da feira de exposição de produtos e serviços, terá a Semana Qualidade Abrasel, Mercado Amazônico e Arena Gastronômica com cozinhas-show e palestras-show com os chefs da cozinha regional, nacional e internacional. Maiores informações para participar das palestras, rodadas de negócios e aulas show e para compra de estandes é só acessar a página da Abrasel no Facebook ou ligar no telefone (92) 3642-8894 / 98292 0021.
A 3ª edição da Feira Internacional da Gastronomia Amazônica (FIGA), promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no AM), acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2019, das 14h às 21h, no Centro de Convenções do Amazonas - CCA, localizado na Av. Constantino Nery, esquina com Pedro Teixeira, 5001 – Flores.
A FIGA destina-se aos empresários dos diversos segmentos de venda e prestação de serviços do mercado de restaurantes, chefs de cozinhas, estudantes de gastronomia, nutrição, administração e cursos afins, empreendedores interessados em entrar no ramo de alimentação fora do lar, produtores rurais (agricultura e pescado), amantes da gastronomia e público em geral, atraídos pela feira gastronômica. A expectativa é de 40.000 pessoas entre visitantes, expositores, participantes, organizadores, convidados e imprensa.
O objetivo da FIGA é gerar conhecimento, fomento, resgate e preservação da gastronomia amazônica e apoiar iniciativas colaborativas a inserção do Amazonas na rota internacional da alta gastronomia.
Os patrocinadores Governo do Estado do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Sebrae Amazonas, apresentam junto com a Abrasel a terceira edição da FIGA.
A Abrasel no AM está com stands à venda para os proprietários e comerciantes da área. Mais informações podem ser obtidas nos números 3642-8894 ou 98292-0021. Com mais de 90 estandes entre feira de negócios e praça de alimentação, para visitação durante os três dias, a FIGA sediará mais cinco eventos paralelos:
SEMANA QUALIDADE ABRASEL: a semana promoverá palestrantes abordando temas ligados aos bares, restaurantes e similares, tais como administração com ênfase em gestão, atendimento, vendas e questões trabalhistas, também temas como inovação, tecnologia, conexão e relacionamento, gerando networking e boas práticas.
RODADA DE NEGÓCIOS: Promovendo o encontro entre donos de restaurantes e
fornecedores nas mesas de negociações. O público alvo são os expositores e o público visitante, ambos farão a inscrição antecipada via plataforma específica definindo previamente dias e horários. A mecânica será organizar pequenos encontros, de curta duração, por meio de reuniões de negócios entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços, em sala preparada para esse fim.
MERCADO AMAZÔNICO: Praça de alimentação com quatro restaurantes associados Abrasel, além de oito municípios que irão divulgar seus atrativos turísticos, artesanato e gastronomia.

FEIRA DE EXPOSIÇÕES: Empresas irão expor e comercializar produtos e serviços para restaurantes, além de lançamentos e novidades para o setor. Os expositores podem abranger segmentos como:
• Alimentos: supermercados, estivas, hortifrutis, açougues, produtores rurais.
• Bebidas: marcas de cervejas tradicionais, marcas de cervejas artesanais, marcas de águas e refrigerantes, polpas de frutas.
• Comércio: lojas de equipamentos e utilidades, lojas de eletrodomésticos, lojas de EPI’s e uniformes.
• Ensino: faculdades de gastronomia, administração e áreas afins, MBA’s em gestão e
administração, escolas de Gastronomia, escolas de idiomas.
• Prestadores de serviço: dedetização, manutenção de coifas, ar condicionados e equipamentos, segurança eletrônica.
• Profissionais liberais: turismólogos, gastrônomos, nutricionistas, contadores, advogados, fotógrafos e designers.
ARENA GASTRONÔMICA: Cozinhas-show com grandes chefs locais, nacionais e
internacionais utilizando técnicas de cozinha de vanguarda e de cozinha criativa
utilizando ingredientes amazônicos.

Conheça um pouco dos chefs e palestrantes já confirmados para a FIGA
• Pere Castells: de professor de química em Barcelona a coordenador da Bullipedia, o ambicioso projeto da Fundação El Bulli, do chef Ferran Adrià, que pretende catalogar todo o conhecimento culinário do mundo, em uma plataforma digital. Colaborou com a equipe de pesquisa de El Bulli Taller, a oficina criativa do aclamado chef, e passou pela Fundação Alicia, onde dirigiu o Centro de Pesquisas de Inovação Tecnológica. Castells coordenou a edição do “Léxico Científico Gastronômico” (SENAC, 2008), em parceria com Albert e Ferran Adriá, e contribuiu com o curso de “Ciência e cozinha”, da Universidade de Harvard. Em 2016, publicou "La cocina del futuro" (Tibidabo Ediciones). Atualmente, está envolvido com o projeto “Gastrocultura Mediterrânea” e colabora na revista “Investigácion y Ciencia”. Este ano foi presidente de honra do Congresso Mundial de Ciência e Cozinha que aconteceu em Barcelona – Espanha.
• Danielle Dahoui: A chef Danielle Dahoui tem uma trajetória incrível no ramo gastronômico, começou seu amor pela gastronomia aos 17 anos em uma barraca de praia na Bahia, depois foi para a França para aprender a profissão que exerce com maestria há 25 anos. Em 1996, Danielle Dahoui abriu seu primeiro bistrô, o Ruella Vila Olímpia. Foi a primeira apresentadora mulher no mundo do Hell’s Kitchen – Cozinha sob Pressão e jurada no BBQ Brasil, ambos no SBT. Este ano foi jurada no novo reality idealizado pela Discovery Home&Health no Food Network, A Grande Causa.
• Angélica Vitali: Ex-publicitária, começou a cozinhar por hobby. Apaixonou-se pela gastronomia molecular e decidiu mudar de profissão há oito anos. Decidida e focada em tudo que faz, foi se especializar em Portugal e na Espanha. Atualmente é chef dos produtos do Ferran Adrià no Brasil, expoente da gastronomia molecular no mundo. Apesar do pouco tempo na profissão, seu nome já é referência na área no país. Gosta de dar aulas e workshops sobre gastronomia molecular para compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas. Foi participante do reality gastronômico MasterChef Profissional.
• Janaina Rueda: Cozinheira autodidata e sommelière por muitos anos, Janaina Rueda é nascida e criada no centro de São Paulo. Sua cozinha é um resgate da comida paulistana boemia. É formada pela ABS e trabalhou como consultora de vinhos Pernod Ricard. Casou-se com o chef Jefferson Rueda, seu mentor e que a ajudou na profissionalização de sua cozinha, juntos realizaram o sonho de abrir o Bar da Dona Onça em 2008. Em 2015 abriram a Casa do Porco Bar é o 39º melhor restaurante do mundo segundo a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, a World's 50 Best, promovida pela publicação inglesa "The Restaurant". Em agosto de 2016, Janaína assumiu o comando do projeto “Cozinheiros pela Educação”, iniciativa da Secretaria da Educação de São Paulo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, e reformulou o cardápio das merendas das escolas estaduais de SP até dezembro de 2018.

• Arnaldo Lourençato: Arnaldo Lorençato é editor sênior da revista Veja São Paulo e professor da Universidade Mackenzie. Responsável pelas críticas de restaurantes e pela edição de gastronomia da publicação semanal, também é o coordenador editorial do guia anual Comer & Beber, curador da Feira dos Campeões Veja Comer & Beber e autor do Blog do Lorençato, que tem uma média mensal de meio milhão de visitantes. Foi três vezes laureado com o prêmio Abril de Jornalismo.
• Saulo Jennings: O chef Marc Saulo Jennings Simões trabalhou por muito tempo com gestão de pessoas, marketing e vendas em empresas multinacionais e cozinhava por hobby. Em julho de 2009, transformou sua casa em um restaurante, que chamou de “Casa do Saulo”. Com comida de qualidade, atendimento personalizado e localização privilegiada seu restaurante atrai turistas de todo o Brasil e estrangeiros. O chef santareno tapajônico idealizou e organiza o Festival Gastronômico ‘Cozinha Tapajós’, atraindo alguns do melhores chefs brasileiros e valorizando a cultura amazônica. Ganhou por dois anos consecutivos o prêmio de melhor restaurante da região norte da Revista Prazeres da Mesa.
• Denise Rohnelt Araújo: Chef de cozinha, proprietária da Cozinha Colaborativa Letras Saborosas com proposta sustentável, dentro de um container com energia solar. Jornalista, colunista de gastronomia no jornal Folha de Boa Vista e apresentadora do programa de vídeo Letras Saborosas da TV Folha BV. Atualmente está voltada à pesquisa de ingredientes e saberes da cultura alimentar roraimense, da culinária indígena da Amazônia. Curadora gastronômica da Feira Rota do SaboRR em Boa Vista (RR) e das três edições da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA, em Manaus (AM). Foi jurada no reality gastronômico MasterChef Brasil; seu trabalho foi mencionado no livro La Cocina del Futuro do cientista gastronômico catalão Pere Castells. Personagem do livro Eu Amo Comida, no capítulo Eu Amo a Culinária Indígena. Organizadora das recites e consulter culinária do livro Cozinha regional brasileira, mite prayer, da escritoire Roberta Malta Saldanha, lançado em 2018. Participa como palestrante e/ou aula show nos principais eventos gastronômicos do país.

PROGRAMAÇÃO FIGA
INSCRIÇÕES PELO E-MAIL
abraselam@abrasel.com.br ou 92 3642 8894
VAGAS LIMITADAS
DIA 26.09.2019 - QUINTA-FEIRA
ARENA GASTRONÔMICA - AULA SHOW – SALÃO DO COMER
14h – Abertura dos portões para o público
14h50 - Abertura da Arena Gastronômica
15h às 15h50 – Lançamento do Selo de Indicação Geográfica da Farinha –
Município de Tefé – Apresentação especial
16h às 16h50 – Um passeio pelo prato mais tradicional da culinária
amazonense traduzido para os dias de hoje: Tacacá
Natasha Mayer - Controle de Qualidade e Produção
17h às 17h50 – A cozinha popular amazônica e todo o seu luxo
Chef Janaína Rueda (São Paulo - SP)
20h – Solenidade de abertura
PROGRAMAÇÃO TÉCNICA - SALÃO DO SABER
14h – Abertura dos portões para o público
14h50 - Início da programação técnica
15h20 às 17h05 – Café com Abrasel para associados, convidados e
fornecedores. (evento fechado)
21h – Encerramento do dia.
DIA 27.09.2019 – SEXTA-FEIRA
ARENA GASTRONÔMICA - AULA SHOW – SALÃO DO COMER
14h – Abertura dos portões para o público
14h50 - Abertura da Arena Gastronômica
15h às 15h50 – Aula Show com o Prof. Michel Brito - Faculdade Senac
(Manaus-AM)
16h às 16h50 – Sukiyaki: da tradição japonesa a contemporaneidade
amazônica
Chef Hiroya Takano (Manaus - AM)
17h às 17h50 – O Feijão Tropeiro Manauara com Filé da Costela
Cozinheiro Chef Internacional Fábio de Pádua (Águas de São Pedro - SP)
18h às 18h50 – Cozinha Tapajônica
Chef Saulo Jennings (Santarém - PA)
19h às 19h50 – Cozinheira de Fogo e Fogão
Chef Danielle Dahoui (São Paulo - SP)
PROGRAMAÇÃO TÉCNICA - SALÃO DO SABER
14h – Abertura dos portões para o público
14h50 - Início da programação técnica
15h às 16h – Case de sucesso: Meu negócio para vida toda 1
Convidada: Neide Maria (São Gabriel da Cachoeira - AM) – Padaria Elite
16h30 às 17h30 – Case de sucesso: Meu negócio para vida toda 2
Convidado: Rogério Cunha (Manaus - AM) – Loppiano Pizza
18h às 19h – Case de sucesso: Meu negócio para vida toda 3
Convidado: Adolpho César Oliveira (Manaus - AM) - Adolpho Assador
Oficial
19h30 às 20h30 – Gestão Estratégica para Bares e Restaurantes
Palestrante: Karyna Dantas (São Paulo - SP) – Sebrae SP
21h – Encerramento do dia
DIA 28.09.2019 - SÁBADO
ARENA GASTRONÔMICA - AULA SHOW – SALÃO DO COMER
14h – Abertura dos portões para o público
14h50 - Abertura da Arena Gastronômica
15h às 15h50 – Surubim em meio a floresta
Chef Erick Alcantara e aluno convidado Caio Araújo – Faculdade Fametro
16h às 16h50 – Uma receita para a confeitaria amazônica
Chocolatier Talita Avelino (Manaus - AM)
17h às 17h50 – O valor da cultura alimentar indígena – ingredientes e
utensílios que podemos utilizar no cotidiano
Chef Denise Rohnelt (Boa Vista - RR)
18h as 18h50 – Panna cotta multiesferica com fruas lio
Chef Angélica Vitali (São Paulo - SP)
Das 19h às 19h50 – A cozinha do futuro – Sustentabilidade Amazônica
Cientista gastronômico Pere Castells (Barcelona - Espanha)
PROGRAMAÇÃO TÉCNICA - SALÃO DO SABER
14h – Abertura dos portões para o público
14h50 - Início da programação técnica
15h as 15h30 – Não é o que você vende. É como você vende!
Palestrante: Carlos Oshiro (Manaus - AM)
15h30 às 17h30 – Mesa-redonda: Debatendo sobre o tema da Palestra
Não é o que você vende. É como você vende!
Mediador: Carlos Oshiro
Convidados:
Empresário Mário Valle - Tambaqui de Banda e Muy Gringo
Empresária Lidiane Maciel - Lili & Vivi Delícias Regionais (Manaus – AM)
18h as 19h – Restaurantes: o futuro não é um refeitório
Palestrante: Arnaldo Lorençato (São Paulo - SP)
19h30 as 20h30 – Controle de pragas no ramo alimentício
Palestrante: Galdêncio Marreiro – Biólogo grupo Saniteck
21h – Encerramento da feira

Comentários