am.abra

O Amazonas está prestes a conhecer o vencedor da etapa estadual do concurso “O Quilo é Nosso”. O evento acontece neste sábado, 05, na pizzaria Cantina Guiotto, com a presença da imprensa, dos três finalistas da competição e júris técnicos, que irão dar o veredicto final para selecionar e tornar público o grande vencedor estadual.

Entre os finalistas do Estado estão os restaurantes Fiorentina, Biliskão e Kilomania, dos quais um será selecionado para representar o Amazonas na etapa nacional, que acontece no próximo dia 23 de outubro.

O concurso aconteceu de 17 a 26 de setembro, onde diversos restaurantes de 14 estados brasileiros apresentaram aos seus consumidores pratos saudáveis e naturais do Brasil. Essa foi a 3ª edição do concurso “O Quilo é Nosso”, com o objetivo de descobrir qual é o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a revista Prazeres da Mesa. O patrocínio conta com a Sodexo. Em 2019, participam do concurso os seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Uma final deliciosa

No dia 23 de outubro, será eleito o grande campeão nacional. Os vencedores de cada estado seguem para São Paulo, onde prepararão a receita presencialmente para uma banca de jurados, escalados pela revista Prazeres da Mesa. Nessa avaliação, é o prato participante que indicará o resultado. O encontro e decisão serão transmitidos ao vivo para todo Brasil pelas redes sociais.

Regulamento

Para participar, as casas criaram uma receita especial para concorrer ao título, seguindo a temática da saudabilidade. O prato compunha o buffet durante a primeira etapa do concurso, que define os três classificados de cada região para concorrer ao título estadual.

Este ano, o peso da decisão será dividido entre voto popular e júri técnico. Os estabelecimentos participantes foram avaliados nos seguintes quesitos: ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet e receita criada. O consumidor teve 10 dias para visitar as casas participantes, experimentar os pratos e votar em seus favoritos. Já o júri técnico fez sua avaliação durante visitas ocultas aos estabelecimentos participantes. Somados os resultados, os três restaurantes que obtiveram as maiores pontuações seguem para a próxima etapa, que define o campeão em cada estado. Nessa fase, a decisão é 100% do júri técnico, baseada nos mesmos critérios da fase anterior.

Com a palavra, o detentor do título

O restaurante Gaúcho’s Gourmet, do Amazonas, é o atual detentor do título de melhor restaurante a quilo do País, tendo conquistado em 2018 o bicampeonato para o estado. Para o sócio proprietário do estabelecimento, Paulo Medeiros, ter vencido um concurso de abrangência nacional foi uma surpresa. “Estamos no segmento desde 2016 e participamos pelo incentivo da Abrasel. Nosso chef se preocupou em criar um prato que destacasse todos os sabores da região”. A receita elaborada foi o “Lombo de pirarucu à Solimões!”. Trata-se de lombo de pirarucu fresco recheado com jambu acompanhado de farofa de camarão seco e rolê de banana frita. “Escolhi o lombo do pirarucu como matéria-prima por considerá-la a mais nobre parte do peixe que melhor representa o norte do País, felizmente deu tudo certo”, comemora o chef André Rocha.

Serviço:

O que: Final do concurso “O Quilo é Nosso”

Quando: sábado, 05 de outubro, às 11h

Onde: Cantina Guiotto, (Av. Tancredo Neves, 31 - Parque Dez de Novembro)

Comentários