O Quilo é Nosso, concurso promovido pela Abrasel, valoriza um modelo de negócio importante na rotina da população
A comida a quilo é um modelo de alimentação popular no Brasil, em que os clientes pagam pelo peso do que consomem. A origem desse conceito remonta aos anos 1980, em Belo Horizonte (MG).
Nos restaurantes a quilo, os clientes escolhem entre várias receitas, servem-se à vontade e pagam pelo peso da comida. Hoje, os estabelecimentos a quilo estão presentes em todo o Brasil. Eles atendem a uma clientela diversificada, que inclui trabalhadores, estudantes, famílias e turistas.
O Quilo é Nosso: concurso define o melhor restaurante a quilo do Brasil
Com o objetivo de reconhecer e valorizar os estabelecimentos a quilo do país, a Abrasel promove, desde 2017, o concurso “O Quilo é Nosso”.
O concurso se divide em três etapas: regional, estadual e a grande final. Na primeira fase, os restaurantes são avaliados pelo público e um júri técnico local, com base em um prato criado especialmente para o concurso e em outros critérios como atendimento e higiene.
Os vencedores regionais avançam para a etapa estadual. Na grande final, durante o evento Mesa ao Vivo São Paulo, chefs e especialistas em gastronomia elegem o campeão.
Em 2024, com a parceria do Mundo Mesa, o concurso chega em sua 8ª edição e espera atrair mais de 300 estabelecimentos de todo o país para a competição.
Neste ano, com o tema “É comer, gostar e votar”, o concurso tem o patrocínio ouro nacional da Caixa, Coca-Cola Brasil, da Friboi, do Picpay, da Pluxee e da Seara e patrocínio prata nacional da Totvs.
Valorizar para impulsionar
O Daniel's Cook, um dos mais antigos restaurantes a quilo no país, reflete a evolução desse modelo de negócio. Fundado em 1989 em Belo Horizonte (MG), surgiu como uma iniciativa familiar de Washington Daniel, sua mãe, irmã e cunhada.
Indo para a sua quarta participação no O Quilo é Nosso, o Daniel’s Cook acumula dois títulos de campeão estadual, conquistados em 2017 e 2018. Para Washington Daniel, o concurso gera e motivação para toda a equipe.
O evento estimula o reconhecimento do público, que pode experimentar novas receitas e avaliar o estabelecimento. O empreendedor destaca, também, a importância de estar atento às preferências dos clientes. “Os feedbacks que recebemos do público durante o concurso também são sempre bem-vindos para orientar as inovações no cardápio e constantes melhorias no restaurante", conclui.
Em um mercado competitivo, a capacidade de adaptação e inovação dos restaurantes a quilo é exemplificada pela trajetória do Daniel's Cook. A longa história do restaurante reflete não apenas a tradição, mas também a evolução constante desse modelo de negócio.
*Texto adaptado da edição 158 da revista Bares&Restaurantes