O restaurante Kurytyba Gastronomia, que a partir da utilização de insumos locais, criou receita que os levou a serem ganhadores do O Quilo é nosso de 2023
Por Duda Gomes
O movimento na esquina da Avenida Cândido de Abreu, no número 707, começa logo nas primeiras horas da manhã. Às seis e meia, Jessica da Silva, cozinheira chefe do Kurytyba Gastronomia, abre o estabelecimento para os colaboradores e começa a preparação do espaço. A cozinheira é uma das funcionárias mais antigas do restaurante. Jéssica aguarda pela chegada dos outros 13 funcionários do restaurante, que apontam na avenida por volta das sete e meia da manhã.
Com o time completo, começa a organização dos ingredientes, o famoso mise en place; aqui são feitos os cortes específicos para cada prato, além da escolha dos sabores que serão servidos ao público no dia. O resultado da energia dedicada pela equipe do Kurytyba é notado através das ruas do Centro Cívico de Curitiba – o cheiro da comida feita na hora é facilmente sentido pelos moradores e trabalhadores da região.
Os pratos são servidos e o salão organizado; as portas se abrem para o público às onze e quinze da manhã. Os clientes são atraídos pelo sabor da comida servida pelo chef e proprietário Alessandro Picoli e seu time de colaboradores, o perfil dos consumidores passa por servidores públicos a moradores da região, pessoas que conheceram o Kurytyba pela grande variedade de pratos, sabores e texturas servidas no espaço.
No dia a dia, as opções do buffet transitam entre clássicos como arroz, feijão, frango e salada, até opções mais elaboradas como salmão grelhado, tajine de cordeiro e risoto de cogumelo. O restaurante ainda oferece churrasco e sushi - um verdadeiro paraíso para aqueles que são fãs de comida boa.
A variedade do buffet tem raízes no interesse do chef Alessandro e no próprio nome do restaurante; a ideia de utilizar o nome Kurytybacom K e com Y tem um propósito. Além de remeter o nome da capital do Paraná, a substituição das letras faz referência a linguagem indígena Guarani, que significa cidade com muitos pinheiros - a árvore e sua semente se transformaram em protagonistas do restaurante. A escolha foi feita para mostrar que apesar de trazer pratos diversos, os ingredientes utilizados são originais da cidade natal, valorizando a cultura brasileira e paranaense.
Mas, antes do propósito em levar um mix de tradição e sabor aos clientes, antes do nascimento do Kurytyba Gastronomia, existia a paixão do atual chef de cozinha pelo empreendedorismo. Alessandro cursou administração e junto com sua companheira, Ligia Castex, abriu um estacionamento no Centro Cívico de Curitiba. A história do empreendimento muda quando o Alessandro observa a ausência de um restaurante a quilo no lugar, um espaço que poderia atender rapidamente os trabalhadores e moradores da região.
COMIDA A QUILO
A falta sentida pelo chef se assemelha ao que Fred Mata Machado notou em 1984, em Belo Horizonte; Machado era dono do Restaurante Bartolomeu e observou que a função das empregadas domésticas que se dedicavam à cozinha estava desaparecendo das casas da capital mineira.
Após perceber uma oportunidade de servir comida tipicamente brasileira em seu estabelecimento, Fred decidiu contratar cozinheiras e servir almoços e jantares, em um modelo de comida pronta. Assim, o cliente chegava no espaço, escolhia as opções entre o cardápio já servido, colocando as porções em marmitas fáceis de descartar. Rápido e prático.
A modalidade avançou quando Fred notou que os consumidores não queriam apenas “buscar” a comida no espaço, mas sim servir e almoçar no próprio restaurante. Foi partindo da necessidade dos clientes e com meia dúzia de cadeiras e mesas que em terras mineiras nasceu o primeiro restaurante a quilo do país.
O KURYTYBA
Décadas após a invenção de Fred Machado, surge em 2020 o Kurytyba Gastronomia. De antigo estacionamento, o empreendimento de Alessandro ganha uma nova cara, um novo endereço e um novo propósito: inovar no setor de alimentação fora do lar de comida a quilo.
Com o restaurante em mãos e espaço sendo montado, em fevereiro de 2020, o Kurytyba se preparava para iniciar sua história no Centro Cívico da cidade quando foi surpreendido com a paralisação global. A segurança da população era prioridade e antes mesmo de abrir as portas ao público o restaurante precisou se adaptar à realidade imposta pelo coronavírus.
O Kurytyba foi inaugurado em setembro de 2020, apenas em delivery. No início as entregas eram enxutas, já que o restaurante ainda era desconhecido por parte da população da cidade. Conforme as medidas de segurança foram se alterando, o restaurante viu a oportunidade de cumprir seu propósito.
Os prédios das ruas que abrigam grande parte dos servidores públicos da cidade retomaram o movimento e logo o Kurytyba caiu no gosto do povo. A demanda cresceu e Alessandro percebeu que ser apenas um administrador do espaço não bastava; assim, resolveu despertar uma paixão adormecida – esquecida após anos nos campos – e decidiu fazer um curso de gastronomia.
O investimento foi alto, mas rapidamente o novo chef passou a aplicar os aprendizados das aulas no dia a dia do Kurytyba. A comida típica e as variedades com ingredientes paranaenses se mantiveram, mas agora ela os pratos tinham um toque especial diante da criatividade e competitividade do chef.
Servindo comida fresca, saudável e saborosa - que atualmente atrai cerca de 240 pessoas todos os dias - o Kurytyba passou a participar de festivais e competições gastronômicas. O restaurante ganhou o prêmio de melhor buffet de Curitiba pelo Bom Gourmet 2023; e o reconhecimento não se limitou apenas a sua cidade natal. Ainda no último ano, Kurytyba levou para casa a premiação do concurso O Quilo é Nosso, realizado pela Abrasel.
O QUILO É NOSSO
A competição nasceu em 2017, após uma iniciativa de valorização da comida a quilo no Brasil. Ao longo dos anos, as edições premiaram quatro restaurantes a quilo no país e em 2023 chegou o momento do Kurytyba representar o estado do Paraná no concurso. Para participar da competição, o chef Alessandro Picoli seguiu os pilares que permeiam a história do Kurytyba: a valorização da cultura de tradição paranaense.
Em outubro de 2023, pouco mais de três anos após inaugurado, o chef serviu para os jurados do concurso o Baião de Dois Paranaense. O prato foi preparado por Alessandro nas instalações da Faculdade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e contou com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Abrasel. O prato entregue na mesa para os avaliadores da competição contava com o pinhão como protagonista; a receita ainda levava, arroz parboilizado, bacon, carne seca, calabresa, banana, alho, cebola, ovos, pimenta, cheiro verde, salsinha, coentro e ervas finas, um mix de sabores que carregam um pouco de cada canto do Brasil, ao menos, essa foi a ideia de Alessandro.
O chef de cozinha resolveu unir ingredientes tipicamente paraenses, como o pinhão à culinária nordestina, a proposta reforçou a intenção de Alessandro em trazer a união entre as culturas, enaltecendo, de forma geral, o Brasil. A qualidade e sabores do prato foram considerados únicos pelos jurados, o que fez com que Kurytyba levasse o prêmio para a capital do Paraná. Ganhar o concurso foi um dos ápices da história do Kurytyba. O prêmio fez com que novos clientes conhecessem o restaurante, além de dar um novo gás para a equipe. Para o chef, a premiação reforçou os ideais que mantém o do restaurante vivo.
A felicidade do time do Kurytyba foi compartilhada pela Abrasel no Paraná. Para o presidente Luis Fernando Menuci, nos últimos anos a cidade de Curitiba teve um incremento de qualidade impressionante, o que permitiu definir uma régua alta de padrão de qualidade nos buffets. O orgulho em ver o crescimento do estabelecimento também é evidenciado por Menuci. “Estamos orgulhosos de ver o nosso associado Kurytyba Gastronomia, vencendo este desafio, principalmente, pois sugerimos a participação do chef Alessandro nesse concurso que valoriza este estilo de serviço, mais uma criação brasileira.”
PARA 2024
O último ano do Kurytyba Gastronomia foi encerrado com chave de ouro. Agora, fica a expectativa para 2024; Alessandro afirma que a meta para este ano é voltada para a ampliação.
A equipe tem o objetivo de inovar, planejando a implementação de um sistema de delivery em resposta à crescente demanda dos clientes. Além de aprimorar o serviço de entrega domiciliar, o proprietário expressa sua visão e intenção de estabelecer uma nova filial e ampliar as instalações do restaurante. As iniciativas representam uma estratégia para perpetuar a trajetória de sucesso do empreendimento.
Apesar das propostas ambiciosas de inovação e expansão, Alessandro e o Kurytyba permanecem comprometidos em preservar a essência do restaurante. O compromisso com a autenticidade é evidenciado pela decisão de manter os valores que sempre guiaram o estabelecimento.
Nos próximos passos, a visão empreendedora é clara: cada iniciativa continuará a proporcionar uma experiência gastronômica que vai além do simples ato de comer, levando sabores, mas também um toque de cultura e tradição que enriquecem o paladar e a vivência dos clientes. A abordagem reflete o desejo de construir não apenas um restaurante, mas um local que se destaque por sua contribuição à cena culinária e à sua identidade.