A Fispal Food Service se prepara para oferecer uma experiência única aos participantes. Clélia Iwaki, Diretora da Fispal, compartilha percepções sobre o impacto do evento e seu compromisso em fortalecer o setor
Por Duda Gomes
A Fispal Food Service, o maior evento voltado para conexões da indústria de alimentos e bebidas da América do Sul, completa 40 anos em 2024. Com uma extensa gama de expositores, a feira oferece uma ampla visão das últimas inovações no setor. Desde ingredientes e produtos finais até equipamentos e tecnologias de ponta, os participantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar o que há de mais recente no mercado.
A feira será realizada do dia 11 a 14 de junho, em São Paulo, na Expo Center Norte. Uma das novidades desta nova edição é a realização do Fórum Bares&Restaurantes, que acontece no dia 13 de junho. O evento realizado pela Abrasel vai levar produtividade, inovação, sustentabilidade e tendências do mercado para os participantes.
Para falar sobre o impacto da feira no mercado, a equipe da Bares&Restaurantes entrevistou a Diretora da Fispal Food Service, Clélia Iwaki. Confira a entrevista:
Bares&Restaurantes: A Fispal Food Service chega agora em 2024 comemorando 40 anos e os números são cada vez mais robustos: na última edição foram 1.800 marcas expositoras e mais de 50 mil visitantes. Pensando também na parceria estratégica com a Abrasel e o Fórum Bares&Restaurantes, quais são as novidades para este ano?
Clélia Iwaki: Primeiramente, esta edição comemorativa é muito especial para nós, pois alcançar os 40 anos de um evento que representa um setor e serve como a principal plataforma de conexão e apoio para o seu desenvolvimento nos enche de orgulho. Outro ponto importante a mencionar é que a Fispal completa seus 40 anos atualizada e alinhada com as necessidades do mercado.
Isso é o mais importante para nós; não é apenas existir por existir, mas sim existir para fazer diferença neste mercado, neste setor. Acredito firmemente que estamos cumprindo esse propósito.
Esta edição da Fispal evidencia ainda mais nossa preocupação e nosso interesse em impactar e ajudar o setor a se desenvolver, considerando esses pontos.
Nosso objetivo é proporcionar uma excelente produtividade e garantir que o empreendedor retorne com conhecimentos e ferramentas que fortaleçam seu negócio. Nosso trabalho está centrado em ajudar nosso setor a não apenas sobreviver, mas também a se fortalecer e se desenvolver.
O Fórum Bares&Restaurantes será realizado durante a Fispal, no dia 13 de junho. É relevante destacar que ele reflete os ideais com que a Fispal vem se comprometendo ao longo dessas quatro décadas, não é?
Não é surpreendente que ele traduza, porque a Abrasel é nossa parceira estratégica, refletindo os interesses que também queremos ver representados na Fispal. A Abrasel é a principal representante do setor de bares e restaurantes no Brasil e, neste momento, eu diria que ela funciona como nossos ouvidos.
Então, quando se trata de tomar decisões, sem dúvida, um de nossos primeiros pensamentos é compartilhar essa questão com a Abrasel. O Fórum Bares&Restaurantes que ocorrerá este ano está muito alinhado com nossa visão e compromisso com o setor e o mercado. Estamos realmente felizes com essa parceria.
De acordo com dados da própria Fispal, 69% dos visitantes buscam novidades em equipamentos. Mas o número de pessoas que buscam alimentos e bebidas, embalagens, ingredientes e produtos é alto. Como a Fispal está se preparando para entender os novos comportamentos dos consumidores de bares e restaurantes e ofertar soluções cada vez mais relevantes?
Nós conduzimos pesquisas com nossos expositores e visitantes, além de acompanhar as pesquisas realizadas por nossos parceiros. A Abrasel é um dos casos mais relevantes, onde buscamos constantemente acompanhar e contribuir para as pesquisas de mercado. São essas pesquisas que nos fornecem informações cruciais sobre as dores e oportunidades do mercado, permitindo-nos contribuir para o fortalecimento do setor.
Através dessas pesquisas e de nossa interação por meio de nossos canais de conteúdo, como o Food Connection, que abrange toda a cadeia de alimentação, incluindo o segmento de alimentação fora do lar, conseguimos obter métricas importantes sobre as necessidades do mercado.
Ao disponibilizar conteúdo e receber feedback de nossa audiência, seja do setor de alimentação fora do lar, da indústria de produtos finalizados, de embalagens, de proteínas ou de ingredientes, todos os segmentos cobertos pelo Food Connection, obtemos uma valiosa fonte de retorno sobre os interesses do mercado.
Uma pesquisa da Abrasel mostra que 28% dos empresários de bares e restaurantes já usam ferramentas de Inteligência Artificial, principalmente para campanhas de marketing. Sendo a Fispal a maior feira de food service na América do Sul, como vocês enxergam o impacto e as possibilidades dessa tecnologia no mercado?
Eu vejo como indiscutível a importância do uso da Inteligência Artificial e da tecnologia de uma forma geral. Em minha compreensão, a tecnologia está aqui para contribuir significativamente com a evolução da nossa sociedade. É crucial estarmos atentos a ela e à forma como a utilizamos em benefício dos nossos negócios, da nossa atuação profissional.
Acredito que a Inteligência Artificial é, sem dúvida, um caminho sem retorno e um dos pontos mais importantes da tecnologia para os quais devemos direcionar nossa atenção. Precisamos explorar como podemos, por meio da Inteligência Artificial, melhorar nossa produtividade e compreender melhor o comportamento do nosso cliente ou consumidor, visando fidelizá-lo e tornar nossa marca a escolha preferida diante de tantas outras opções concorrentes.
Esse reconhecimento já foi feito há alguns anos, na Fispal deste ano prevemos a presença de 30 ou mais empresas de tecnologia oferecendo serviços e soluções específicas para o setor de alimentação fora do lar, incluindo soluções customizadas.
Portanto, considero que a adoção da Inteligência Artificial é de impacto significativo e uma solução indispensável para quem deseja permanecer competitivo no mercado e ter uma história de evolução para contar daqui a 10 anos. É algo imprescindível, e a Fispal reflete isso neste ano e nos anos futuros.
Uma novidade que a Informa traz ao mercado é a Food & Hospitality LATAM, que vai ser realizada de 16 a 18 de setembro no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos e tem como objetivo promover o crescimento organizacional no setor em nível internacional. Pode falar mais sobre esse evento? Como a Abrasel está apoiando essa feira?
A Informa é uma empresa global, e nosso escritório na América Latina, sediado em São Paulo, abrange toda a região, incluindo o México, onde realizamos eventos bastante relevantes. Recentemente, identificamos uma lacuna no atendimento direcionado a distribuidores, importadores e grandes redes da América Latina, tanto no setor de food service quanto em diversos outros setores, como saúde e tecnologia.
Para abordar essa necessidade, estamos lançando este ano o projeto Latam Hub, por meio do evento Food Hospitality Latam, liderado pelo escritório da Informa Marketing Latam. Este projeto visa atender esse seleto grupo de compradores em grande escala da América Latina, incluindo importadores, distribuidores e grandes redes.
Iniciaremos com o segmento de Food Hospitality, por meio do evento Food Hospitality Latam, que ocorrerá em setembro, como mencionado. Este evento servirá como uma extensão da Fispal, focado em compradores em grande escala e redes na América Latina.