Idealizadora do projeto Mundo Negro, Silvia em 2023 decidiu criar uma nova página, o Guia Black Chefs, para divulgar casos de sucesso e dicas de profissionais negros no Brasil e no mundo
Em um mercado onde pessoas negras representam a maioria, correspondendo a 61% da força de trabalho no setor de bares e restaurantes, conforme dados de uma pesquisa feita pela Abrasel de 2022, profissionais desse segmento ainda enfrentam desafios significativos em termos de visibilidade e reconhecimento profissional. Isso se dá antes de mais nada, por questões estruturais de nossa sociedade e para tentar reverter esse preconceito, é importante que cada vez mais pessoas do setor tragam a pauta à tona.
O portal Mundo Negro, fundado em 2001, por Silvia Nascimento, tem como propósito abordar temas relacionados à cultura e ao cotidiano da população negra no Brasil e no mundo. Abordando os mais diversos assuntos como saúde mental, gastronomia, finanças, entre outros, a página é pioneira em cobertura jornalística de pautas afro centradas e o principal veículo de notícias a produzir conteúdo focado na comunidade negra.
Devido ao crescente interesse do seu público por assuntos ligados à culinária, Silvia decidiu, em 2023, lançar um portal específico sobre o tema, o Guia Black Chefs.
Silvia Nascimento é jornalista e foi finalista do Troféu Mulher e Imprensa em 2022. É uma das dez jornalistas negras mais admiradas da imprensa nacional, tendo ficado em sétimo lugar no prêmio “Mais Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa”, organizado pelas jornalistas e companhia, em 2023.
O Guia Black Chefs, projeto idealizado por Silvia, é uma iniciativa que busca promover estabelecimentos gastronômicos liderados por pessoas negras no Brasil, além de destacar profissionais do setor alimentício e outros temas relacionados à culinária, por meio de uma página no Instagram.
Em entrevista para Bares&Restaurantes, Silvia explica que a criação da página visa dar destaque aos talentos negros no mundo da gastronomia, confrontando a falta de valorização desses profissionais no setor e promovendo conscientização e visibilidade para ampliar a representatividade.
Com assuntos equilibrados, a página busca criar um ambiente onde as pessoas possam se localizar e procurar por inspirações e serviços. O guia busca apresentar conteúdos de casos de sucesso de chefs renomados, receitas das mais diversas, que vão além da gastronomia afro, e principalmente, ajudando a dar visibilidade a pessoas que não são visíveis no setor.
Mesmo não sendo uma tarefa fácil, Silvia conta que é através das redes sociais que ela encontra personagens que ajudam a representar outros empreendedores que não possuem acesso a tecnologias, visando assim dar voz a essas pessoas.
“Aquela tia que faz aquela bala de coco com uma receita que é da bisavó dela, original, né? Então, esse tipo de conteúdo, acho que ele é bem rico, e, principalmente, essas mulheres, se a gente não faz o nosso trabalho de garimpar, elas não têm assessoria de imprensa, então o projeto ajuda a visibilizar essas pessoas”, afirma a idealizadora.
Durante a entrevista, ela também comenta sobre como o portal, que ainda está em processo de entender melhor como o público consome os conteúdos. Futuramente, ela tem pretensão de começar a oferecer dicas e cursos para ajudar na especialização desse público.
A página vem então como uma ferramenta que humaniza, valoriza e traz exemplos de chefs e profissionais pretos para além do olhar de dor, criando um espaço de inspiração e representatividade para que mais pessoas possam entender que aquele ambiente também é feito para eles.
Para Silvia, a página tem um grande potencial para ajudar a combater o racismo ainda presente no setor e a inspirar outros;
“A gente acredita que no inconsciente coletivo, toda vez que uma pessoa entra num perfil como o nosso e vê aqueles rostos negros num lugar de excelência da gastronomia, a gente também está combatendo com o racismo, porque o racismo vem muito do preconceito das pessoas olharem para mim e achar que o meu corpo é um corpo perigoso.”
E complementa: “Quando a gente realmente mostra os chefs, que a gente mostra os cozinheiros, que a gente mostra os bartenders, a gente está despertando na nossa comunidade um sentimento de que esse mundo também é um mundo para a gente.
Então, pode ser que aí, às vezes, um jovenzinho que está olhando, a gente mesmo fez um conteúdo sobre doces de um rapaz que faz doce com marcas, com slogans, e ele tem uma cara de rapper americano, super carisma. Eu falei, gente, às vezes um jovem que olhou esse cara e falou assim, nossa, isso aqui pode ser um mercado para mim”, completa Silvia.
Projetos como o Guia Black Chefs desempenham um papel crucial ao valorizar e dar visibilidade a profissionais que compõem a maioria do setor, inspirando outros a seguir seus passos empreendedores por todo o Brasil. Eles não apenas mostram a diversidade e a resiliência desses profissionais, mas também demonstram as vastas possibilidades que existem dentro do mundo da gastronomia.
Nosso trabalho é mostrar a possibilidade, desde os garçons a donos de restaurantes sofisticados, se você não tem uma boa pessoa na sua mesa te atendendo, então a gente tem interesse desde o garçom até os chefes.
Confira um pouco da entrevista com Silvia Nascimento para a Bares & Restaurantes!