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Os empresários de bares e restaurantes estão cada vez mais usando IAs que resultam em grandes ganhos de tempo e produtividade

A adoção da inteligência artificial e da inteligência artificial generativa surge como um recurso para impulsionar a produtividade. Foto: Canva

A adoção da inteligência artificial e da inteligência artificial generativa surge como um recurso para impulsionar a produtividade e a eficiência operacional de bares e restaurantes, podendo auxiliar nos mais diversos setores dos negócios.

A equipe do Café e a Conta conversou com dois empresários do setor, Matheus Mason, presidente da Abrasel da região metropolitana de Campinas e proprietário do restaurante Benedito e Thiago Falcão, da Abrasel Alagoas, fundador da rede One Sushi e também consultor de gestão de empresas do setor alimentício.

Ambos empresários têm usado algumas ferramentas de inteligência artificial, como o chatGPT em seus estabelecimentos e contaram como a estratégia vem apresentando bons resultados em questão de tempo e ganho de produtividade.

Bares&Restaurantes: Thiago, como você tem usado e o que você tem visto de uso da inteligência artificial no setor?

Thiago Falcão: Tem um ponto muito importante em relação a essa questão que é a própria provocação da Abrasel em disseminar essa boa nova da inteligência artificial e de trazer isso para as diversas camadas dentro dos restaurantes. Isso se manifesta como uma possibilidade de entrega com muito mais produtividade.

A palavra é produtividade e como isso consegue, dentro do meu dia a dia, fazer com que o meu serviço seja mais objetivo, mais rápido, trazendo melhores resultados. Isso influencia até mesmo em ter mais tempo para a vida pessoal. Acho que esse é o primeiro ponto.

Eu utilizo IAs de diversas formas, desde da parte da gestão à parte pessoal. Se eu quero fazer um planejamento de marketing, eu consigo trazer aquela informação através de um áudio, e fazendo com que essa informação se transforme em tópicos, com planejamento, com sugestões, inclusive dentro de um segmento. Então a inteligência artificial está trazendo dados e informações para que a gente consiga ter mais informação e de forma mais rápida.

Bares&Restaurantes: Do que você tem trilhado, Matheus, o que você tem encontrado e o que deu certo? Quais são as áreas onde realmente dá para usar IA?

Matheus Mason: Participei de curso há um tempo atrás, onde tive uma percepção sobre o uso da IA. A ideia é usar alguma ferramenta para fazer algo que você normalmente não faria.

Alguns sistemas, os RP's funcionam através da inteligência artificial, só que não é aberto ao público; existe toda uma questão de programação e outros sistemas usam uma regra de combinações situacionais que levam ao resultado.

Agora, a grande diferença é que você consegue conversar com a máquina e ela assimila a programação sem que você entenda sobre a área em específico.

Uma dica que eu dou para todos: pegue 1h do seu dia e tente fazer alguma coisa gerencial com inteligência artificial generativa. Você vai descobrir coisas muito legais.

Bares&Restaurantes: Sempre que o assunto toca no bolso e fica claro que o empreendedor vai ter um ganho de produtividade e financeiro, a adoção é mais rápida. Thiago, qual o ponto que você acredita que terá mais aderência nos bares e restaurantes?

Thiago Falcão: Esses dias eu queria criar um cardápio de forma rápida. Achei um restaurante maravilhoso, com uma pegada contemporânea, verifiquei se o cardápio deles estava disponível no site e então, pedi ao chatGPT para que criasse um outro cardápio com base nesse que eu havia achado, só que com um toque nordestino.

Passei algumas características, de quantos pratos principais, entradas e sobremesas, e a ferramenta em um minuto me entregou um cardápio fantástico. Esse é um bom exemplo!

Bares&Restaurantes: Como vocês enxergam que o uso de IAs no setor vai mudar o trabalho dos empresários daqui pra frente?

Matheus Mason: Eu vi uma estatística semana passada que em três meses depois do lançamento do chatGPT 3.5 ao 4.0, ele conseguiu duplicar a quantidade de informação que consegue analisar. Então, nos próximos três meses ele estará num nível absurdamente maior.

O empresário do setor tem que estar antenado nisso. Usar a ferramenta ao menos 1h por dia, estudar os modelos de gestão, de chatbot para entender mais sobre o uso dentro do seu negócio. Os empreendedores que estão fazendo isso já estão com 1h acima do demais.

Thiago Falcão: Eu acho que a gente vai ter uma virada de chave muito grande para bares e restaurantes. Acredito que através da inteligência artificial, conseguiremos ter melhores margens; além disso, o empresário será muito mais assertivo dentro da tomada de decisões.

O grande problema que vejo hoje é que os empreendedores ainda estão perdidos em suas demandas, isso faz com que não se chegue a lugar nenhum. O uso da inteligência artificial possibilita simplificar e trazer informações de forma mais limpa, direta e direcionada, com objetivo de fazer com que exista uma melhora na qualidade de atendimento, no resultado em relação à qualidade do produto, e a criação do cardápio.

Confira abaixo a entrevista completa com Thiago Falcão e Matheus Mason para o podcast O Café e a Conta!

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