Especialista no setor de alimentos e bebidas do Sebrae falou sobre como os números explicam o momento e apontam o futuro do setor de alimentação fora do lar
Passado o período de restrições em razão da pandemia do coronavírus, o momento do setor de bares e restaurantes é de reconstrução. Em razão de ter sido um dos setores mais atingidos com a pandemia, diversos empresários tiveram de recorrer a empréstimos para se manterem vivos. Destes, atualmente 36% se encontram em atraso com os valores. É o que revela Roger Klafke, especialista no setor de alimentos e bebidas do Sebrae.
Durante sua palestra no Congresso Abrasel, Roger trouxe diversos números que explicam melhor o contexto vivido pelas empresas do setor de alimentação fora do lar. Segundo os dados do Sebrae, 76% do setor teve uma redução de faturamento durante a pandemia. Entretanto, 84% deles responderam no fim de 2021 que pretendiam fazer um investimento para este ano.
O momento atual também é afetado por fatores externos, como por exemplo a mudança de comportamento do consumidor, a globalização (inclusive a guerra na Ucrânia, que afeta a inflação) e a concentração de população em grandes centros (algo que pode favorecer o crescimento do setor). Resultado disso, 63% dos entrevistados revelaram que sua maior dificuldade no momento é o aumento dos custos em geral.
Outro ponto destacado pelo especialista é que 80% das empresas do ramo são Mei, sendo 33% deles empreendedores por necessidade, não por escolha. “Um dos nossos objetivos, juntamente com a Abrasel, é desenvolver e apoiar o setor. Portanto, um de nossos focos é fazer com que o Mei consiga evoluir e se torne um Microempreendedor, e assim sucessivamente”, destaca ele.
Para os primeiros seis meses de 2023, Roger apresentou pesquisas que revelam o otimismo dos empresários do setor. De acordo com os dados, 52% dos entrevistados revelaram ter a expectativa de manter o tamanho de seu negócio, enquanto 42% disseram que pretendem expandir seu empreendimento.
Esse e outros conteúdos você encontra no site da revista Bares & Restaurantes, com uma cobertura completa do Congresso Abrasel!
O 34º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília é uma realização da Abrasel e Mundo Mesa. Tem o patrocínio ouro de Alelo, Ambev, Banco do Brasil + Ministério da Economia, BAT, Coca-Cola, Diageo, Ecolab, Grupo Petrópolis, Heineken, JBS, Philip Morris, Rappi, Sebrae 50 anos, Sodexo, Stone e Ticket. Patrocínio bronze de 3M e Raízen. Parceria especial da Caixa. Fomento da Secretaria de Turismo. Apoio do IESB e Fispal. Parceria da Unecs. Parceria de mídia: Bares e Restaurantes, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa.