Entenda o conceito e como calcular, além de aumentar o valor médio gasto por cliente em seu bar ou restaurante
O tíquete médio é um conceito fundamental para bares e restaurantes, pois mede o valor médio gasto por cliente em uma única visita. Entender e aumentar esse indicador é essencial para a saúde financeira do negócio, além de ser uma ferramenta importante para identificar oportunidades de melhorias e crescimento.
“O consumo médio por cliente (tíquete médio) traz em si importantes informações para projeções de faturamento, lucratividade, eficiência de atendimento e vendas entre outras análises”, diz Marco Amatti, diretor adjunto da Abrasel em São Paulo. “A partir destes dados, o empreendedor pode fazer promoções, dimensionar equipes, e também estabelecer metas para alcançar objetivos a curto, médio e longo prazo”, completa Amatti.
Como calcular o tíquete médio?
Para calcular o tíquete médio de um restaurante, basta dividir o faturamento total pelo número de clientes atendidos em um determinado período. Para isso, é preciso definir um período específico de análise, como um dia, uma semana ou um mês. Em seguida, basta somar o faturamento total do período e dividir pelo número de clientes atendidos.
Por exemplo, se o restaurante faturou R$ 10.000,00 em um mês e atendeu 500 clientes nesse mesmo período, o tíquete médio será de R$ 20,00. Essa informação pode ser útil para ajustar os preços do cardápio, criar promoções para incentivar o aumento do tíquete médio ou avaliar o desempenho do negócio ao longo do tempo.
Como aumentar o tíquete médio do seu restaurante?
O primeiro passo para aumentar o tíquete médio é entender o perfil dos clientes e quais produtos e serviços eles consomem com mais frequência. É importante analisar o cardápio e identificar os pratos mais populares, bem como as bebidas e sobremesas mais pedidas.
“Desta forma, é possível criar combos e também fazer adequação produtos ao utilizar a técnica de engenharia de cardápio, que consiste em analisar a lucratividade e popularidade dos pratos e bebidas no seu restaurante para posicioná-los de maneira estratégica no menu”, afirma Marco Amatti.
Outro ponto a se pensar é no investimento em treinamento para a equipe de atendimento, que pode sugerir produtos extras aos clientes e apresentar novidades no cardápio. Além disso, programas de fidelidade, com descontos e brindes para clientes que gastam mais, são estratégias eficazes.
Por fim, investir na decoração e ambiente do estabelecimento também pode incentivar os clientes a consumirem mais e gerar recomendações positivas. No entanto, é necessário ressaltar que a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é fundamental para aumentar o tíquete médio e fidelizar os clientes, e a excelência no atendimento pode ser um diferencial importante para que as pessoas retornem ao seu estabelecimento.
*Reportagem produzida por inteligência artificial e curada pela equipe de conteúdo e inteligência da Abrasel