Por Guilherme Paixão
Com auxílio aos catadores da região e alinhamento com bares e restaurantes associados, Abrasel em Pipa desenvolveu medidas para promover um destino mais sustentável
O Brasil é o líder no ranking de países que mais recicla latas de alumínio. Números de 2021 mostram que das mais de 414 mil toneladas de latas comercializadas, 409 mil toneladas foram recicladas, o que representa 98,7% do total. Este número se deve muito aos catadores que atuam no país, o que reflete a importância destes trabalhadores.
Com isso em mente, decidiu-se buscar formas de implantar a coleta seletiva em sua região, no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. O primeiro passo foi a Abrasel em Pipa, apoiada pelos associados, mudar a vida de um catador da região. Durval Gomes, que antes fazia sua coleta com uma moto, ganhou uma picape personalizada para facilitar o seu trabalho.
“Este presente da Abrasel facilitou muito o meu trabalho. Antigamente eu e minha esposa íamos de moto buscar os resíduos nos locais, o que me obrigava a fazer várias viagens durante o dia. Em razão do veículo, eu consigo fazer apenas uma viagem e carregar muito mais material, além da segurança que tenho agora com a picape”, afirma Gomes.
Em março deste ano houve uma suspensão da coleta de lixo por cerca de 20 dias na região, e com isso, ficou ainda mais em evidência a importância da coleta seletiva, além do trabalho de quem trabalha com a reciclagem e limpeza nas cidades.
“Nós da Abrasel em Pipa já havíamos realizado um evento de conscientização da separação do lixo em setembro do ano passado. Conseguimos um bom engajamento dos associados. Após a crise que ocorreu na região, houve um entendimento ainda maior na causa e atualmente cerca de 40% dos associados da Abrasel em Pipa fazem esta separação”, afirma Adrianne Ciantelli, executiva da Abrasel em Pipa.
Com este envolvimento dos associados na causa da coleta seletiva do lixo, a Abrasel desenvolveu junto ao catador Gomes uma comunidade de apoio entre ele e os associados. Os associados da Abrasel em Pipa passaram a separar os seus lixos e combinar com o catador o dia que ele faria o recolhimento dos resíduos recicláveis.
Atualmente, o catador recolhe o lixo já separado em cada estabelecimento, e também nos ecopontos que foram criados na região da Praia de Pipa. Os ecopontos são locais espalhados pela cidade em que os moradores da cidade deixam, de maneira separada, vidros, alumínio, papelão e plásticos.
“As medidas resultaram em muita praticidade para exercer o meu trabalho. Além disso, me trouxe muita dignidade, afinal não preciso mais ficar revirando o lixo para encontrar os recicláveis. Me reconhecem com um catador, e sempre combinam comigo pelo Whats App os dias que eu posso fazer a coleta”, revela Gomes.
Parcerias em prol da sustentabilidade
Com a intenção em evoluir em medidas sustentáveis na região, a Abrasel em Pipa buscou parcerias que auxiliassem na diminuição da produção de plástico e no desperdício de alimentos dos seus associados. Desta forma, a Água Mineral Itacotiara, GAAP (Grupo de Apoio aos Animais da Pipa) e o coletivo Praias Limpas passaram a fazer parte do ideal de reciclagem junto à Abrasel.
A Itacotiara é a primeira água mineral em lata do nordeste. Quase 100% das latas são recicladas no Brasil, e a idéia é eliminar o uso de água em garrafas plásticas de 500ml no setor de alimentação fora do lar em Tibau do Sul. Apesar de ser um preço mais alto pelo fato de ser em lata, segundo Adrianne, restaurantes associados já estão fazendo a troca do estoque de águas em garrafas de plástico pela agua mineral em lata.
O GAAP aproveita os restos de comida que os restaurantes separam (normalmente partes de carnes e peixes) e mantém congelados. Com isso, se utiliza este material para produzir uma ração proteica pastosa e alimentar animais de rua da região.
Já o coletivo Praias Limpas é um projeto que a Abrasel em Pipa abraçou e hoje é o maior parceiro. O projeto consiste em pessoas que fazem a limpeza das praias da região de forma gratuita, e com o apoio da Abrasel conseguiram coletes para identificação, além de ajuda dos associados com fornecimento de água e banheiros para os voluntários.
Cidade Criativa da Unesco
Em paralelo às ações em prol da sustentabilidade, a Abrasel em Pipa também atua para buscar reconhecimento para a gastronomia local. Por iniciativa de Adrianne junto à prefeitura de Tibau do Sul, a cidade pleiteia a chancela da Unesco como Cidade Criativa.
Atualmente no Brasil apenas Belém, Belo Horizonte, Paraty e Florianópolis tem este título no quesito gastronomia, portanto Tibau do Sul busca ser a primeira cidade reconhecida no nordeste.
“Sempre ouvimos muitos elogios à nossa culinária. É um dos pilares do nosso turismo. A iniciativa de solicitar este título tem de ser junto aos responsáveis do município, por isso conversei com o prefeito", afirma Adrianne.
"Entre os dias 3 e 5 de agosto, acontecerá o 1º Encontro Brasileiro de Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, onde conversaremos com os gestores dos processos de cada um dos municípios que possuem o selo para tentar aprender como fazermos uma candidatura bem-sucedida”, completa.
A intenção é que a cidade receba o título até o ano de 2025. Por meio desta chancela, o resultado seria uma visibilidade mundial para o município. Além disso, o selo promove um grande intercâmbio com as outras cidades do mundo que tem a mesma validação.