A alta rotatividade é um grande desafio em bares e restaurantes; especialista da dicas de gestão para valorização e permanencia de colaboradores
A alta rotatividade de funcionários é um dos principais obstáculos enfrentados na gestão de bares e restaurantes. De acordo com Mariana Cardoso, sócia da Gass Company e especialista em gestão gastronômica, esse problema pode se tornar um custo fixo significativo para o negócio.
Com rescisões frequentes, muitos empreendimentos sofrem devido à falta de uma cultura que valorize e retenha os colaboradores, agravada por fatores como baixa remuneração e trabalho exaustivo. Sendo realidade de muitos negócios, a alta rotatividade pode impactar na qualidade do serviço e nos custos operacionais.
No entanto, é possível mitigar esses desafios adotando estratégias de gestão de pessoas que tornem a empresa mais atraente para os trabalhadores.
Cardoso sugere que, em vez de buscar uma equipe permanente, o foco deve ser em criar um ambiente onde os colaboradores desejam permanecer e se desenvolver, através de um ambiente que ofereça oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Banco de talentos interno
A criação de um banco interno de talentos é uma prática recomendada por Cardoso. "Precisamos ter um banco interno para receber currículos e estar sempre entrevistando pessoas, tendo oportunidades ou não", sugere.
Essa abordagem facilita a contratação rápida quando necessário, permitindo que o restaurante mantenha um fluxo constante de talentos disponíveis.
Como reter funcionários
Oferecer oportunidades de crescimento é fundamental. Criar um plano de carreira claro e investir em capacitação contínua permite que os funcionários aprimorem suas competências e vejam um futuro no negócio.
Fornecer feedback contínuo e construtivo, reconhecendo os pontos fortes e identificando áreas de melhoria, ajuda no desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, envolvê-los nas decisões que impactam o dia a dia deles também é fundamental.
Garantir o respeito e as condições dignas é outro ponto importantel como pontua a especialista. Muitas vezes, as condições nos bastidores dos restaurantes não são ideais, o que pode desmotivar os colaboradores. Um ambiente de trabalho saudável e respeitoso é essencial para que os funcionários se sintam motivados e engajados.
“Quando falamos de gastronomia, temos setores que são lindos de frente, mas as condições dos bastidores deixam a desejar. Isso tudo é muito importante para que um colaborador se sinta motivado, ele precisa se sentir ouvido e entender o caminho que precisa ser seguido para que ele possa crescer junto com a empresa”, pontua Cardoso em entrevista publicada no blog Gass Company.
Dessa forma, a gestão eficaz de pessoas é um importante para o sucesso de um estabelecimento como bares e restaurantes. Reduzir a alta rotatividade e criar um ambiente de trabalho positivo pode resultar em uma equipe mais motivada e dedicada.
*Conteúdo feito com informações do blog Gass Company