Adaptação do espaço físico, foco no delivery e mudanças no cardápio podem ser ferramentas que ajudam a salvar o faturamento em dias chuvosos
A chuva chega e o cliente vai embora. Sua equipe no salão e na cozinha fica ociosa, mas as contas não podem esperar. E aí, o que fazer para inverter esse cenário?
Obviamente você não pode controlar o tempo e dias de chuva são sim desafiadores para bares e restaurantes. Muitos clientes preferem ficar em casa. No entanto, com as estratégias certas, é possível transformar esses dias em oportunidades para atrair mais consumidores e aumentar o movimento no seu estabelecimento.
Em grandes partes do Brasil, a época de fim de ano significa também chuvas de verão, importante então o empresário estar atento para a tomada de decisão dos seu negócio. Adaptação do espaço físico, foco no delivery e mudanças no cardápio podem ser ferramentas que ajudam a salvar o faturamento em dias molhados.
Planejamento é tudo
No restaurante Piry, em Goiânia, a equipe faz um monitoramento do clima que os ajuda a entender como será a dinâmica do dia.
“Eu e minha gerente ficamos de olho em aplicativos de meteorologia. Dá pra saber com cerca de 4, 5 horas de antecedência. Daí já abrimos os toldos de proteção, por exemplo. Se for o caso de uma tempestade, podemos dispensar garçons, entregadores e cozinheiros para não ter equipe ociosa”, conta Danillo Ramos, proprietário do restaurante.
Mudança de hábitos
Mas se engana quem pensa que a chuva pode afastar de vez os clientes. No Piry, que é especializado em culinária nordestina, o que acontece é uma mudança nos hábitos dos consumidores.
“Realmente a nossa venda de cerveja cai, mas a venda de caldos, por exemplo, sobe bastante. As pessoas associam chuva ao frio e se sentem mais dispostos em beber menos - ou a tomarem vinhos - e comer algo que tenha um sentimento de aconchego e conforto”, diz Danillo.
Presença digital impulsiona o delivery
Era uma quarta-feira quando a equipe da B&R ligou para o Danillo Ramos para apuração dessa reportagem. Na conversa, o empresário sobre estratégias, o empresário disse: “só nessa segunda-feira chuvosa em Goiânia o restaurante vendeu via delivery mais de 300 caldos, um número muito bom!”.
O sucesso não vem à toa. O Piry tem uma forte presença nas redes sociais como forma de estreitar o relacionamento com clientes e a comunidade local.
“Nesses momentos sempre lembramos sobre as vendas dos caldos no salão e no delivery. Se a pessoa está no conforto de casa, em algum momento ela estará com o celular na mão. Uma mensagem eficaz no Instagram ou no iFood é capaz ativar esse ‘gatilho’ no consumidor”, diz.
4 dicas para vender em dias de chuva
A redação da B&R separou algumas dicas pra você que tem um bar ou restaurante se dar bem em dias de chuva, confira:
1. Promoções temáticas de chuva:
Se possível, ofereça promoções exclusivas para dias de chuva, como descontos em pratos quentes e bebidas reconfortantes. Por exemplo, uma promoção de "sopa e vinho" ou "chocolate quente grátis com qualquer sobremesa". Essas ofertas podem ser divulgadas nas redes sociais e em aplicativos de delivery para atrair clientes que buscam conforto em dias chuvosos.
Em uma clássica entrevista ao jornal Folha de Londrina, o dono do restaurante Villa Florida, Pedro Meirelles, incluiu na sua lista de compras da semana 60 guarda-chuvas bem coloridos para crianças. Foi uma simpática tentativa de reconquistar seus clientes infantis. Com as chuvas, o movimento no fim da tarde caiu e o brinde foi uma forma de fidelizar a clientela.
2. Espaços cobertos e aconchegantes:
Invista em áreas cobertas e aquecidas para que os clientes possam se sentir confortáveis mesmo com o mau tempo. Toldos, aquecedores de ambiente e mantas podem tornar o espaço externo mais convidativo.
Além disso, criar um ambiente acolhedor com decoração temática de inverno pode atrair clientes que buscam um refúgio da chuva
3. Entretenimento ao vivo e eventos especiais:
Organize eventos especiais e entretenimento ao vivo em dias de chuva. Shows acústicos, noites de jogos de tabuleiro ou sessões de cinema podem ser grandes atrativos. Esses eventos não só atraem clientes, mas também proporcionam uma experiência única que pode fidelizar o público.
4. Parcerias com aplicativos de transporte:
Estabeleça parcerias com aplicativos de transporte, como Uber ou 99, para oferecer descontos nas corridas até o seu estabelecimento em dias de chuva. Isso pode incentivar clientes a saírem de casa, sabendo que terão um transporte seguro e acessível até o local.