O tíquete médio é uma forma simples de mensurar a performance de vendas de seu restaurante
O tíquete médio é calculado simplesmente dividindo as vendas pelo número de transações. Analisar esse indicador é crucial, não apenas para medir o desempenho do comércio, mas também para segmentar clientes e identificar oportunidades de aumento de lucros.
A rentabilidade do negócio está diretamente ligada ao tíquete médio, pois custos fixos e variáveis são diluídos em vendas maiores. Aumentar o tíquete médio não apenas reduz a dependência de conquistar novos clientes, mas também permite investir mais em marketing e atendimento, gerando um ciclo virtuoso de crescimento.
Estratégias como a criação de combos, sugestão de itens adicionais, ofertas especiais e sistemas de autoatendimento são algumas ferramentas eficazes para atingir esse objetivo, servindo também como um diferencial competitivo para os estabelecimentos comerciais do setor.
Como calcular:
Para calcular o tíquete médio, basta dividir o valor total de compras do dia ou período pelo número total de clientes que foram até o seu estabelecimento naquele mesmo período.
Por exemplo, se em um restaurante as vendas totais em um dia foram de R$ 2.200 e o número de clientes atendidos foi de 50, basta dividir esses valores, e o tíquete
médio desse dia será de R$ 44.
Dicas de como aumentar o tíquete médio:
1. Fique atento à procura dos clientes: saber o que seus consumidores buscam é a primeira dica antes de pensar nas demais estratégias. Procure saber dos seus clientes já fidelizados as expectativas e opiniões dos itens que são oferecidos e o que mais eles buscam para assim começar a se planejar.
2. Crie combos e promoções: o investimento em promoções de combos ou pacotes pode ser uma saída para movimentar mais o seu estabelecimento em dias com pouco movimento através de combos que incluem alguns itens extras, por exemplo. Além disso, essas promoções podem ser uma saída de fidelizar o cliente também.
3. Atendimento de qualidade: é essencial treinar seus funcionários para garantir um atendimento padronizado e de qualidade para que isso reflita em boas vendas e maior agilidade no atendimento. O treinamento também deve ser realizado para que seus colaboradores estejam bem orientados para saber oferecer os itens com mais propriedade.
*Conteúdo feito com informações do blog Connect Plug