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Conheça as principais soluções de autoatendimento para restaurantes e confira dicas para ganhar mais eficiência e manter a satisfação dos clientes

Uma opção de autoatendimento é através de tables que ficam disponíveis para os clientes nas mesas, assim eles tem maior autonomia para fazer os pedidos. Foto: Gerada por inteligência artifical/ Midjorney

O autoatendimento é uma tendência crescente em restaurantes, impulsionado pela mudança no comportamento do consumidor e pela busca por maior eficiência operacional. Com a adoção de tecnologias como cardápios digitais, totens de autoatendimento e aplicativos, é possível dar mais autonomia aos clientes e agilizar o atendimento.

No entanto, para alcançar resultados positivos, alguns cuidados são necessários. Neste artigo, entenda como escolher a melhor solução de autoatendimento para restaurantes e confira algumas dicas para implementar da melhor forma. Acompanhe!

Autoatendimento além do cardápio digital

O cardápio digital é uma das soluções de autoatendimento mais conhecidas e utilizadas hoje. Ele se popularizou durante a pandemia de COVID-19 e muitos restaurantes perceberam seus benefícios.

No entanto, há outras tecnologias que possibilitam um autosserviço mais completo, indo desde a escolha dos pratos até o lançamento dos pedidos e pagamento da conta. Tudo isso sem a necessidade de intervenção de um garçom ou atendente.

Entre as tecnologias de autoatendimento podemos destacar:

· Cardápio Digital QR Code: Os clientes fazem a leitura do código com o smartphone para visualizar o menu.

· Totens de autoatendimento: Um terminal com tela touchscreen permite que o cliente navegue pelo cardápio, faça o pedido e pagamento.

· Aplicativos: Apps como o EPOC GO permitem que os clientes acessem o cardápio, lancem o pedido e façam o pagamento sem precisar baixar e instalar nada no smartphone - basta ler o QR Code e acessar o link.

· Tablets na mesa: Funcionam da mesma forma que o totem, mas são fixados na mesa.

Implementar o autoatendimento em restaurantes oferece uma série de vantagens tanto para os estabelecimentos quanto para os clientes.

Isso inclui maior eficiência operacional, redução de custos, melhor gestão de pedidos, maior agilidade no atendimento, aumento do ticket médio, menos erros nos pedidos e a oportunidade de fornecer um atendimento de excelência.

5 dicas de autoatendimento para restaurantes

Para ter sucesso com autoatendimento, é preciso ser estratégico e escolher as melhores soluções para as necessidades do seu negócio. Confira algumas dicas a seguir!

1 - Identifique seus gargalos: Antes de implementar o autoatendimento, identifique os pontos problemáticos em seu processo atual de atendimento ao cliente. Isso ajudará a determinar quais soluções de autoatendimento são mais adequadas para o seu restaurante.

Vamos supor que a sua maior dificuldade seja manter um atendimento ágil em dias de maior movimento. Neste caso, implementar um cardápio digital QR Code pode ser suficiente para liberar seus atendentes para outras atividades. Já se o seu maior problema está nas filas de pagamento, busque uma solução que dê autonomia para o cliente fechar a conta e pagar.

2 - Encontre a solução ideal: Escolha a solução de autoatendimento que melhor se adapte às necessidades do seu restaurante e dos seus clientes. Como vimos, há diversas possibilidades: cardápio digital, totens de autosserviço, aplicativos, tablets. Elas podem ser usadas individualmente ou combinadas para obter maior eficiência.

Além disso, você também pode usar essas soluções em momentos específicos. Em dias de happy hour, por exemplo, você pode disponibilizar o totem de autoatendimento para o cliente pedir a reposição de bebidas sem depender do garçom.

3 - Tenha soluções integradas: Certifique-se de que as soluções de autoatendimento estejam integradas aos outros sistemas, como o PDV e retaguarda. Por exemplo: os pedidos lançados por meio do totem de autoatendimento ou do aplicativo são enviados diretamente para a impressora de produção ou para o sistema KDS.

Ao mesmo tempo, é feita a baixa no estoque e o registro da venda. Isso garantirá uma operação mais fluida e eficiente, sem erros nos pedidos e incongruências nos relatórios.

4 - Simplifique ao máximo: Alguns clientes têm mais dificuldade para lidar com a tecnologia e são resistentes ao autoatendimento. Então, você precisará educá-los até que ganhem confiança.

Comece criando um processo de autoatendimento o mais simples e intuitivo possível para os clientes. Escolha soluções com um design amigável, opções de menu claras e atrativas e uma interface fácil de usar. Desta forma você garante que a experiência será positiva.

5 - Treine sua equipe: Mesmo com o autoatendimento, é importante ter uma equipe bem treinada e preparada para auxiliar os clientes quando necessário. Eles também devem estar familiarizados com o funcionamento das soluções de autoatendimento para fornecer suporte adequado.

Ao seguir estas dicas, você estará no caminho certo para oferecer uma ótima experiência para seus clientes e ganhar eficiência operacional com o autoatendimento. Desta forma, ganhará competitividade no mercado e sairá na frente da concorrência.

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