Durante a feira, haverá o Papo de Botech, onde o presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa, comandará uma mesa-redonda sobre gestão, tecnologia e inovação para o segmento de alimentação, com participação de convidados
Cases de sucesso, novidades e desafios na operação de bares, restaurantes e padarias farão parte da programação de conteúdo da 4ª edição da HFN - Hotel & Food Nordeste, única feira do setor de hospedagem e alimentação fora do lar do Norte e Nordeste, de 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Entre as atrações da grade de conteúdo que somam mais de cem horas de palestras e workshops, destacam-se o Gourmet Experience, a Cozinha Empreendedora e a Levain Escola de Panificação e Confeitaria.
As inscrições para o acesso à HFN são feitas pelo site da HBA Tools. É gratuito para profissionais de hotelaria e alimentação. Para outras áreas, cobra-se R$ 20.
Para participar dos eventos de conteúdo, é preciso se inscrever também para cada atividade no link disponível na área da atração no site https://hfne.com.br/. A maior parte da programação é gratuita, como a da Cozinha Empreendedora. Mas para o Gourmet Experience em específico existe um custo a partir de R$ 40.
“A alimentação fora do lar é um segmento que muito emprega e que vive atualmente um período de franca reestruturação. É preciso unir forças e, por isso, estamos preparando tudo com muita dedicação”, conta o presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa.
A entidade que organiza o Gourmet Experience e é correalizadora da HFN, ao lado da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) e da Insight Feiras e Negócios. A HFN conta ainda com patrocínio da CNC, Banco do Nordeste e Prefeitura do Recife, além do apoio do Sebrae.
O Gourmet Experience terá uma programação dividida em dois formatos: painel e apresentação de cases. No primeiro dia (5), o especialista e criador do evento Lucrando com Delivery, Raphael Silva, abrirá com um painel sobre como marcas fortes geram vendas fortes.
Na sequência, o advogado Leonardo Barros falará sobre problemas e soluções para empresas familiares; e Célio Salles, conselheiro da Abrasel Nacional, apresentará o Open Delivery, novo modelo de padronização de plataformas que promete mudar o mercado de entregas.
Entre os cases de sucesso, estão o sócio da segunda geração da Pizzaria Atlântico, Ivo Lira, e o CEO da Azilados Casa de Sanduíches, do Ceará, Pedro Leite.
A programação do dia 6 começará com um painel sobre aumento de vendas em canais próprios com Brenno Gaudio, da Agência Nebraska, que atende mais de 40 restaurantes no Rio de Janeiro.
Nos painéis seguintes, o diretor de operações da Relp! Aceleradora de Restaurantes, Armando Amaré, falará sobre operação enxuta; e Jean Paul, da Eatopia, de São Paulo, que administra 12 cozinhas e mais de 130 mil pedidos por mês, detalhará a logística e inteligência de dados no delivery.
Apresentarão cases: Daniela Barletta (Restaurante Cumbuca), Paulo Henrique (Grupo Deck) e Tiago Diógenes (Menu Brands).
No último dia, César Lima, da Relp! Aceleradora de Restaurantes, discutirá “Como pequenos negócios podem crescer com poucos recursos?”. Ainda participarão Jorge Lima, do Mundo R, falando sobre restaurante digital, e o sócio-diretor da Being, Elias Hissa, que apresentará “Negócios que vendem mais que comida engajam mais”.
Também haverá o Papo de Botech, em que o presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa, comandará uma mesa-redonda sobre gestão, tecnologia e inovação para o segmento de alimentação, com participação de convidados. Na exposição dos cases deste dia, Gabriel Rodrigues (Parmê Pizzaria) e Chef Anouk (Restaurante Donna Pinha).
Nesta edição da HFN, a Abrasel em Pernambuco ampliará a praça de alimentação, com novas operações, beneficiando público e setor. A equipe da entidade também receberá associados e visitantes da feira no Lounge VIP.
Experiências inspiradoras
A cozinha de antecipação, tendência amplamente adotada nos EUA e na Europa, é o grande foco das palestras e workshops gratuitos da Cozinha Empreendedora, uma das atrações da HFN.
“A chamada ‘cozinha que veio para ficar’ tem como diferencial o desperdício zero e a entrega rápida do prato ao cliente, otimizando mão de obra, custo e tempo de produção do alimento”, explica a curadora Mylenna Luz, que é CEO da Saber Cuidar Consultoria.
O dia 5 abre com os workshops “Comparando método tradicional com método de antecipação (pratos principais)” com o consultor José Wellington Olímpio Júnior, da Saber Cuidar. Em seguida serão debatidas “As vantagens operacionais e financeiras com a Cozinha de antecipação”, com Myllena Luz, e “O sertão vai virar mar” com o chef Raphael Vasconcellos.
No dia 6, vai rolar “Comparando método tradicional com método de antecipação (sobremesas)”, com José Wellington Olímpio Júnior, e “Usando uma única proteína no meu restaurante, utilizando o processo de cozinha de antecipação”, com o empresário André Britto da Silva.
Após os workshops, haverá a palestra “Minha cozinha é de antecipação: conheça meu case de sucesso”, do consultor gastronômico Matheus Cavalcanti Barbosa. Em seguida, será discutida ainda “A antecipação como aumento de lucratividade no seu negócio” com o sócio e fundador da Fricarne, Carlos Kater.
No último dia de palestras, o chef Augusto Sampaio apresentará “Cozinha de antecipação na solução de padronização e tempo de entrega”, e a curadora Mylenna Luz trará a segunda parte do seu workshop.
O diretor do Grupo Villa, Irã Cavalcante dos Santos, fechará o evento com a palestra “Da cozinha tradicional à antecipação - Implantação na minha rede de pousadas em Japaratinga e Maragogi - AL”.
Panificação e Confeitaria
Outro destaque desta HFN é a estreia na feira da Levain Escola de Panificação e Confeitaria de Rogério Shimura, eleito o melhor padeiro do ano em 2019 pela União Internacional de Padeiros e Confeiteiros - UIBC.
“Há dez anos, participo de feiras pelo mundo. Observo que os profissionais buscam treinamento com o objetivo de desenvolver os seus negócios. Na HFN, vamos apresentar temas relevantes para o empreendedor, desde gestão até técnicas de produção”, comenta Shimura.
Entre os cursos que serão gratuitos e com inscrição no estande da Levain, por ordem de chegada, alguns serão ministrados pelo próprio Shimura. Às 15h30, Donuts (dia 5), congelados/bolos (6) e case de sucesso (7). E às 17h30, cookies recheados (5), técnicas de ultracongelamento/pães embalados (6) e pães artesanais para sanduíche (7).
Ainda atendendo este setor, uma grande padaria será montada dentro da HFN, com direito a cheirinho de pão em uma ambientação inspirada na cultura francesa. A Padaria do Amanhã tem o intuito de apresentar um modelo de padaria do futuro, onde são destacadas as principais tendências.
“Teremos uma vitrine especial para os pães, mas sem esquecer a mercearia, vinhos e a apresentação de diversos produtos. Vamos valorizar a iluminação e o projeto de arquitetura, em relação às paredes trabalhadas, cores da tendência e identidade”, antecipa a arquiteta especialista em panificação Dani Figueirôa. Ela é a idealizadora do projeto, realizado em parceria com o Padeirão e apoio do Sebrae-PE.