Alessandro Ávila destrincha os fatores mais relevantes para se construir uma empresa capaz de prosperar
“Mais que ter uma ideia, é preciso validá-la: é importante seguir um plano de negócios e ser resiliente. ” Em sua palestra no 34º Congresso Abrasel, Alessandro Ávila, sócio-fundador e CEO do Grupo Alife Nino, apontou as principais características que devem existir no planejamento e instauração de um negócio.
Ele explica que o empreendimento precisa ter propósito e deve ser capaz de preencher um nicho no mercado. Além disso, definir bem o público-alvo e oferecer um diferencial a ele é fundamental.
Para Alessandro, um quadro de funcionários bem selecionado engloba mais do que hard skills (qualificações técnicas). Por exemplo, ter um gestor eficiente e que saiba lidar com pessoas é mandatório.
O capital humano é um recurso de grande importância quando se trata, inclusive, do crescimento da empresa. Este tipo de projeto requer vários cuidados. Conforme afirma Alessandro, é essencial solidificar a base: para pensar em expandir, é preciso ter estabilidade.
Ele também entra no mérito das conquistas e declara que o conceito de sucesso é relativo. Sugere que, em linhas gerais, um negócio bem-sucedido sobrevive por um período maior que cinco anos, é perene e tem um retorno em capital compatível com o risco.
Ele manifesta que não existe fórmula para o êxito, mas é fácil apontar o que irá levar ao fracasso.
“A diferença entre o sucesso e o fracasso são 20%”. Segundo Alessandro, somar ou extrair esse percentual do faturamento irá afetar consideravelmente a capacidade do empreendimento de vigorar.
sse e outros conteúdos você encontra no site da revista Bares & Restaurantes, com uma cobertura completa do Congresso Abrasel!
O 34º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília é uma realização da Abrasel e Mundo Mesa. Tem o patrocínio ouro de Alelo, Ambev, Banco do Brasil + Ministério da Economia, BAT, Coca-Cola, Diageo, Ecolab, Grupo Petrópolis, Heineken, JBS, Philip Morris, Rappi, Sebrae 50 anos, Sodexo, Stone e Ticket. Patrocínio bronze de 3M e Raízen. Parceria especial da Caixa. Fomento da Secretaria de Turismo. Apoio do IESB e Fispal. Parceria da Unecs. Parceria de mídia: Bares e Restaurantes, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa.