Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

Acidente fatal em restaurante reforça a necessidade de cuidado com o objeto

Por Danilo Viegas

Segundo o engenheiro mecânico Welser Drumond, “o ideal é verificar a vedação da panela; se a borracha está bem colocada na posição certa, se não há rupturas e se a tampa está íntegra sem amassados”. Foto: Canva

No começo de março uma cozinheira morreu em seu primeiro dia de trabalho em um restaurante no interior de São Paulo após um acidente provocado pela explosão de uma panela de pressão. O infeliz episódio reforça a necessidade do cuidado com o objeto.

Um dos utensílios de cozinha mais usados principalmente em pequenos bares e restaurantes, a panela de pressão pode ser perigosa se não utilizada com alguns cuidados.

Uma panela de pressão funciona, como o nome já diz, acumulando pressão. Isso ocorre porque a água dos alimentos evapora e o gás acaba pressionando seu interior, o que causa um aumento de temperatura e uma aceleração do cozimento. Se alimentos demais são colocados, o ar fica com menos espaço, e aí os problemas começam.

Segundo o engenheiro mecânico Welser Drumond, “o ideal é verificar a vedação da panela; se a borracha está bem colocada na posição certa, se não há rupturas e se a tampa está íntegra sem amassados”.

Sobre possíveis acidentes com panelas de pressão, há fatores a serem considerados, de acordo com Drummond. “A válvula de escape do vapor que controla e libera o seu fluxo, quando entope e esta pressão aumenta, faz com que a válvula de segurança rompa o seu selo e evite um acidente. Em casos de explosão pode ser que ambas as válvulas estejam interrompidas.

Por isso, a revista Bares & Restaurantes separou algumas dicas para o manuseio correto de panelas de pressão em pequenos bares e restaurantes. Confira:

1. Selo do Inmetro é essencial. O selo é a garantia que ela passou por testes de segurança antes de ser comercializada.

2. Fique atento quanto ao volume suportado pela panela de pressão. Dentro da panela costuma ter uma marca, com letras e/ou números, que deve ser respeitada na hora de inserir os ingredientes. Ela geralmente fica abaixo da altura do cabo, panelas com maior tempo de uso podem ter perdido essa marcação.

3. Em qual boca do fogão colocar a panela? A quantidade de calor que vai ser aplicada na panela de pressão também exige cuidados. O fogo não pode "envolver" o fundo da panela. Ele precisa estar concentrado no centro.

4. Pode tirar a pressão debaixo da torneira da pia? Ao pega uma panela de pressão e colocar debaixo da água gelada, acontece uma contração e dilatação metálica. Dentro pode acarretar uma pressão gigantesca. O ideal é que ela sempre perca pressão naturalmente.

5. Panela sem barulho? Se em determinado momento você perceber que aquele barulho diminuiu muito ou cessou, olhe o fogo. Se o fogo ainda estiver acesso, a panela estava com pressão e parou repentinamente, desligue rapidamente o fogo se estiver perto e saia da cozinha.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

cafe_e_a_conta.gif

Comentários