"A gestão de compras pode ser a chave para superar o obstáculo do alto preço e oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor, sem prejudicar os lucros dos estabelecimentos", diz Márcio Blak
A presença de restaurantes, lanchonetes e bares na vida dos brasileiros é inegável. Contudo, a frequência de consumo em estabelecimentos fora de casa pode ser comprometida pelo alto preço que vem ocorrendo com a volta da inflação.
A pesquisa O Futuro do Food Service 2022, realizada pela Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, juntamente com a Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas (EJFGV), apresenta uma preocupante realidade: 72% dos consumidores têm dificuldades de frequentar restaurantes devido aos preços elevados.
Além disso, a pesquisa destaca que 11% dos consumidores são limitados pelas opções do cardápio, e 3% pelas dificuldades de locomoção. Outros fatores, como formas de pagamento, gosto por cozinhar, preferência por ficar em casa e dieta, também são motivos que afastam as pessoas dos estabelecimentos.
É inegável que o preço alto é um problema sério para o setor de food service, mas é preciso questionar: como estabelecimentos podem garantir uma experiência satisfatória ao consumidor, sem prejudicar seus lucros?
A resposta pode estar na gestão eficiente de compras, com o estímulo da livre e ampla concorrência de fornecedores, permitindo que gestores encontrem melhores custos e que os preços sejam mais acessíveis para os consumidores, no fim das contas.
No setor de restaurantes, e food service em geral, é comum enfrentarmos desafios relacionados aos altos preços dos insumos e essa situação afeta diretamente a rentabilidade do estabelecimento e, consequentemente, pode afetar a satisfação do consumidor.
Ao estimular a concorrência entre os fornecedores, é possível obter preços mais competitivos. Isso pode ser conseguido através do simples uso de processos como as cotações. Parece o óbvio, mas vejo muitos restaurantes não aplicarem isto no seu dia a dia.
Ao realizar uma cotação, o dono do estabelecimento pode comparar preços e condições de vários fornecedores, escolhendo aqueles que oferecem as melhores opções. Em geral, o processo pode até ser trabalhoso, e uma boa forma de garantir uma gestão de compras eficiente é através do uso de um sistema de gestão de compras especialista.
Estes sistemas permitem o gerenciamento de todo o processo de compra, desde a identificação das necessidades até a entrega dos insumos. Além disso, o sistema possibilita o rastreamento dos preços, o que ajuda a identificar as melhores oportunidades de compra, ao longo do tempo.
Em nossas consultorias, trazemos sempre alguns pontos importantes para os gestores poderem seguir. Deixo aqui seis dicas para você avaliar sua gestão de compras, e saber se está no caminho certo.
• Crie um plano de compras estratégico: Defina suas necessidades de compras e estabeleça prioridades, para garantir que você adquira apenas o que é realmente necessário.
• Mantenha um bom controle de inventário: Mantenha um registro preciso e atualizado de todos os itens em estoque, para garantir que você saiba sempre o que tem em mãos e evite desperdícios.
• Conheça seus fornecedores: Mantenha uma boa relação com seus fornecedores, conheça suas condições de entrega e pagamento, e fique atento à qualidade de seus produtos.
• Utilize ferramentas de análise de dados: Utilize sistemas de gestão de compras para rastrear preços, comparar ofertas de diferentes fornecedores e fazer previsões de demanda.
• Estimule a concorrência entre fornecedores: Ofereça cotações para vários fornecedores, para garantir que você obtenha o melhor preço possível. Além disso, mantenha um sistema de avaliação de fornecedores, para selecionar aqueles que oferecem os melhores preços e condições.
• Negocie com fornecedores: Negocie preços, prazos de entrega e condições de pagamento para obter o melhor negócio possível.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental buscar soluções que permitam aprimorar a gestão dos negócios e aumentar a satisfação do cliente. A eficiência na gestão de compras pode ser a chave para alcançar esses objetivos e garantir sucesso no setor de food service.
Em última análise, pense sempre na gestão de compras para obter os melhores preços para seu estabelecimento de food service, sendo imprescindível seguir as dicas mais eficientes, tais como pesquisar preços e comparar ofertas, fortalecer relações com fornecedores, manter um rigoroso controle de inventário, e utilizar tecnologia avançada para otimizar o processo e ter uma equipe capacitada e dedicada a este objetivo.
E, se você está achando complexo manter tudo isto à risca, procure a ajuda de uma consultoria especializada em tecnologia para gestão de compras para alcançar resultados ainda mais surpreendentes.
Como sempre costumo dizer, a gestão de compras é fundamental para alcançar o sucesso do seu negócio e investir nela é, sem dúvida, a decisão mais acertada que você pode tomar.
Fonte: FoodConnection