Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

A gestão eficiente de pessoas é uma prática importante para o sucesso de bares e restaurantes, envolvendo estratégias para motivar, desenvolver e reter colaboradores

Com boas práticas é possível construir equipes engajadas e assim, proporcionar ótimas experiências aos clientes. Foto: Midjourney

A gestão e o desenvolvimento de pessoas são passos importantes para o sucesso de qualquer empreendimento, especialmente no setor de bares e restaurantes. Nos pilares deste segmento, encontramos o tripé de interesses: clientes, sócios e colaboradores.

Sem um sistema que motive e envolva os funcionários, a satisfação dos clientes e o retorno financeiro dos empreendedores ficam comprometidos. Portanto, é necessário que gestores implementem estratégias de gestão de pessoas, garantindo que a equipe esteja alinhada com os objetivos do negócio e motivada a oferecer um serviço de excelência.

Importância da motivação

Primeiramente, é importante entender o que motiva cada colaborador. Incentivos financeiros, propósito da empresa, desafios proporcionados ou um plano de carreira consistente são alguns dos fatores que podem influenciar o desempenho de um funcionário.

Marcelo Polliti, fundador da Politi Academy, acredita que é importante compreender o que cada colaborador busca no mercado de trabalho, pois pode ter um impacto direto na produtividade, “o propósito é uma das coisas mais importantes, principalmente para o jovem trabalhador, que é maioria na indústria de bares e restaurantes.”

Segundo a pirâmide de Maslow (teoria de motivação que organiza as necessidades humanas em uma hierarquia: necessidades fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização), atender às necessidades básicas dos colaboradores é essencial para que eles possam se comprometer com metas mais elevadas. Para bares e restaurantes, uma equipe motivada não só melhora a qualidade do serviço, mas também cria um ambiente agradável e acolhedor, essencial para a experiência do cliente.

Além disso, a confiança é a base de uma boa gestão. Desconstruir a ideia de "nós versus eles" e criar um ambiente onde os colaboradores possam realizar suas atividades com autonomia e apoio são importantes nesse processo.

Dicas de gestão e desenvolvimento dos colaboradores

Durante o processo seletivo, seja transparente sobre as expectativas e desafios da função, alinhando os valores do candidato com os da negócio. Contratar as pessoas certas evita a alta rotatividade e os custos associados, além de garantir que todos estejam comprometidos com a visão do empreendimento.

A comunicação clara e eficiente é outro pilar essencial. Implementar processos de comunicação simples e diretos, como fóruns diários, ajuda a eliminar gargalos e a acelerar o desenvolvimento da equipe.

Os treinamentos contínuos, são importantes para manter a equipe atualizada e preparada para atender os clientes com excelência. Compartilhar resultados e metas com todos os membros da equipe também promove um sentimento de pertencimento e motivação.

Por último, adotar uma cultura de feedback constante é primordial para o desenvolvimento individual e coletivo. Ciclos de feedback periódicos ajudam a corrigir comportamentos inadequados e a motivar os colaboradores.

Elogios públicos incentivam a equipe pelo exemplo, enquanto críticas devem ser feitas de forma privada para evitar constrangimentos. Além disso, promover momentos de interação, como comemorações e atividades de integração, fortalece o clima positivo e a coesão da equipe.

Assim, uma gestão eficiente e humanizada de pessoas é a chave para o sucesso no setor de bares e restaurantes. Ao implementar práticas que promovam a motivação, confiança, comunicação e desenvolvimento contínuo, os empreendedores podem construir equipes comprometidas e engajadas, capazes de oferecer um serviço excepcional e garantir a satisfação dos clientes.

*Conteúdo feito com informações do blog Gass Company

bannersite2-gif_750_x_90_px.gif

Comentários