Processo correto na manipulação dos alimentos pode evitar que episódios como o do Mc Donald’s no EUA não aconteçam no Brasil
A imprensa mundial tem repercutido a notícia de que uma pessoa morreu e outras 50 ficaram doentes depois de terem contraído E. Coli por lanches contaminados do McDonald's nos Estados Unidos.
O surto de E. coli ocorreu após pessoas de 10 estados diferentes terem consumido o lanche Quarteirão. Autoridades sanitárias americanas estão investigando o caso, e a suspeita é de que as cebolas do lanche, que são servidas cruas, estivessem contaminadas.
O que é E. coli?
E. coli é um tipo de bactéria encontrada no ambiente, incluindo em água, alimentos e nos intestinos de pessoas e animais. Existem muitos tipos de E. coli inofensivos, mas alguns podem deixar as pessoas gravemente doentes.
Segundo Adriana Lara, especialista em segurança dos alimentos, a carne pode estar contaminada e quando não é cozida de forma correta, acima de 74ºC, pode causar doença. “Geralmente isso acontece em carnes mal-passadas, quando não há a cocção adequada do alimento, sendo um grave erro no processo de manipulação”, diz.
Como ocorre a contaminação?
As pessoas podem adoecer por contaminação com E. coli ao consumirem alimentos contaminados ou por contato com animais ou pessoas infectadas.
No caso do Quarteirão, o lanche do restaurante, as autoridades de saúde inicialmente focaram em cebolas frescas e hambúrgueres de carne como possíveis fontes do surto no McDonald's.
Boas práticas na manipulação de alimentos
A equipe da B&R separou algumas dicas com boas práticas de segurança e manipulação dos alimentos para hamburguerias. Confira abaixo:
• Cocção dos alimentos: Faça a cocção adequada dos alimentos conforme os critérios de segurança, acima de 74C;
• Separação de alimentos: Mantenha carnes e peixes crus separados de outros alimentos. Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas e tábuas de corte, para alimentos crus e cozidos;
• Áreas de preparo distintas: Tenha áreas ou bancadas separadas para o preparo dos alimentos. Se não for possível, manipule em horários diferentes;
• Armazenamento seguro: Na geladeira, coloque os alimentos crus nas prateleiras inferiores e os alimentos cozidos nas prateleiras superiores para evitar que líquidos de carnes contaminem outros alimentos;
• Higienização constante: Lave as mãos frequentemente, especialmente após tocar em alimentos crus. Utilize sabão bactericida e água corrente por pelo menos 20 segundos;
• Supervisão e treinamento: Capacite a equipe periodicamente sobre as boas práticas de higiene e supervisione constantemente para garantir que os procedimentos estão sendo seguidos.