Os serviços de dedetização profissional são essenciais para garantir a segurança dos alimentos, eliminando e prevenindo a proliferação de pragas nos ambientes de preparo de alimentos
A presença de pragas nos ambientes de preparo de alimentos representa um risco significativo para a saúde pública, podendo causar contaminações em acessórios, superfícies, utensílios e produtos. Para mitigar esses perigos e evitar prejuízos consideráveis, os serviços de dedetização profissional são essenciais.
A dedetização, também conhecida como controle de pragas, é um processo fundamental para eliminar e prevenir a proliferação de insetos, roedores e outras pragas nocivas. Essa medida é vital para estabelecimentos assegurando um ambiente seguro e saudável para todos.
Além de ser fundamental garantir que a empresa esteja devidamente registrada nos órgãos competentes e que utilizem produtos autorizados pelo Ministério da Saúde, verificar referências no mercado local também é importante para garantir resultados satisfatórios e evitar problemas futuros.
Etapas do serviço de dedetização:
A primeira etapa envolve a inspeção do local, para identificar a presença de pragas, ninhos e possíveis pontos de entrada, para que em seguida, os profissionais possam elaborar um plano de ação que inclui a escolha dos produtos e medidas preventivas.
A aplicação dos produtos de limpeza é aplicado seguindo rigorosas normas de segurança, existem orientações que os profissionais devem seguir, como por exemplo, aplicar os produtos antes e depois do horário de serviço.
Outros serviços como limpeza e desinfecção de caixas d'água e desentupimento de tubulações são essenciais para garantir a segurança das instalações.
Dicas de prevenção:
A especialista em segurança dos alimentos da Abrasel, Adriana Lara, destaca algumas dicas preventivas para evitar pragas em estabelecimentos;
“Para evitar problemas com as pragas em serviços de alimentação basicamente devemos evitar os 3 “A”s, ou seja, Acesso: evitar a possibilidade de entrada das pragas dentro das áreas de produção mantendo ralos fechados, aberturas de janelas teladas, portas com proteção inferior; Abrigo: evitar locais onde as pragas podem se esconder e fazer ninhos; e, por último, Alimento: evitar deixar o alimento disponível para as pragas como lixeiras abertas, resíduos de alimentos sobre superfícies, ralos com sujidades e acúmulo de água, etc”, destaca a especialista.
Além da dedetização regular, medidas preventivas devem ser adotadas para evitar o retorno das pragas, como manter o ambiente limpo e organizado, verificar frestas e rachaduras, e utilizar telas nas janelas e portas.
Investir em dedetização adequada é fundamental para garantir a segurança dos alimentos, conformidade com regulamentações e fortalecimento da reputação no mercado.
*Conteúdo feito com informações do blog Prática