Coquetéis saborosos, apresentação de brilhar os olhos e muita elegância. O barman é um dos profissionais mais requisitados para bares e restaurantes que desejam sofisticar seu negócio.
Por Brener Mouroli
Apesar de ser uma das profissões que datam os tempos das tabernas na idade média, os barmen, profissionais especializados em servir bebidas e drinks de modo autêntico e único, ganharam relevância na década de 1930.
Os alquimistas das bebidas se tornaram essenciais para as pessoas através dos famosos speakeasies.
Símbolos de uma resistência à Lei Seca nos Estados Unidos, os barmen ganharam também um dia especial no Brasil para a valorização da sua relevância no universo de bares e restaurantes.
O Dia do Barman é comemorado em 04 de outubro no país. A data propõe a valorização do trabalho dos profissionais que oferecerem um serviço que auxilia a retenção dos clientes e proporcionam uma melhora na percepção de valor do negócio pelo público.
Em entrevista ao podcast ‘O Café e a Conta”, da B&R, Nicola Pietroluongo, gerente de advocacy da Diageo e especialista mixologista, descreve o profissional barman como aquele que fica no balcão, podendo ser super criativo, e que geralmente está entrando nesse mundo da mixologia.
Como o barman pode auxiliar no faturamento do estabelecimento?
O termo inglês barman, possui como tradução “homem do bar”, tal nome já deixa pistas sobre o seu impacto na área.
Tiago Santos, mixologista e supervisor da rede Redentor, em Belo Horizonte (MG), autoridade no assunto com mais de 20 anos de experiência no setor de bares e restaurantes, deixa claro que ter um profissional especializado é um caminho que traz muitos retornos para o estabelecimento.
"Quando você tem um barman qualificado, muitas casas ainda não percebem o valor, achando que ele só reproduz coquetéis. Mas o retorno é enorme. Nós vendemos mais de 14 mil coquetéis por mês em um único restaurante, considerando Moema e Redentor, que ficam lado a lado", pontua.
Por outro lado, Pietroluongo destaca a importância dos drinks para o crescimento dos bares. Para o especialista na alquimia das bebidas, a inclusão de drinks no menu é uma chave para melhorar a rentabilidade do estabelecimento.
“A rentabilidade do drink é maior. Isso não porque você precifica ele lá em cima, não é isso. É porque quando você coloca a mão de obra, coloca os insumos, coloca a energia, o custo todo da preparação daquele produto, ele é um produto que sai mais rentável”, pontua Pietroluongo.
Fidelização e retenção de clientes
Devido às apresentações glamurosas e uma mistura de sabores que levam aos seus degustadores a experiências únicas, os drinks agregam valor e constituem parte da vivência do cliente no estabelecimento.
Santos pontua que a fidelização e retenção de clientes são impulsionadas por toda a estrutura do estabelecimento. Entretanto, deixa claro que a hospitalidade é a melhor estratégia para criar vínculos com os clientes.
"Desde restaurantes A++ até os mais simples, em boates ou shows, a melhor estratégia é a hospitalidade. Um profissional comunicativo e sorridente cativa os clientes e faz toda a diferença", orienta o gerente do grupo Redentor.
O barman é um profissional que lida com a complexidade das pessoas. Afinal, diariamente ele lida de modo direto com o público imprimindo parte da imagem da personalidade do negócio.
Tiago Santos diz que a sua relação com o trabalho é além do dinheiro, o que auxilia na entrega ainda melhor do serviço, “eu amo aquilo que eu faço, de verdade. Não faço só por dinheiro, dinheiro é a consequência do meu amadurecimento, da minha estrada”.