Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

A pesquisa mostrou que a maior parte do desperdício não acontece nas residências dos consumidores finais

Barbara Sapunar, diretora-executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil, ressalta a importância de reduzir o desperdício de alimentos, destacando que essa prática pode levar a economia de recursos, energia e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Foto: Freepik

De acordo com um estudo realizado pela MindMiners em parceria com a Nestlé, cerca de 96% das empresas afirmam descartar alimentos, enquanto apenas 4% delas conseguem evitar o desperdício e realizar o reaproveitamento adequado. O estudo também revela que 54% das empresas do ramo alimentar admitem realizar o descarte com certa frequência.

Barbara Sapunar, diretora-executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil, ressalta a importância de reduzir o desperdício de alimentos, destacando que essa prática pode levar a economia de recursos, energia e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

Embora a responsabilidade pelo descarte adequado e redução do desperdício de alimentos seja atribuída pela maioria das empresas e colaboradores do setor (66%) e pessoas em geral (75%) à população, o estudo revela que a maior parte do desperdício não acontece nas residências dos consumidores finais.

Esses resultados destacam a necessidade de envolver as empresas de alimentos em iniciativas para combater o desperdício, uma vez que a maioria delas ainda não adota práticas adequadas de reaproveitamento e descarte.

Desperdício pelos brasileiros

O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo, com mais de R$ 1,3 bilhão em frutas, legumes e verduras sendo jogados fora anualmente nos supermercados do país. Cada cidadão brasileiro descarta, em média, cerca de 60 quilos de alimentos adequados para consumo por ano, mesmo com milhões de pessoas vivendo em situação de insegurança alimentar.

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) afirmam que aproximadamente 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada ou perdida a cada ano, o que corresponde a 1,3 bilhão de toneladas. O debate sobre o desperdício de alimentos precisa ganhar cada vez mais espaço, e é importante conscientizar a população sobre o assunto.

*Com informações de Mercado & Consumo.

cafe_e_a_conta.gif

Comentários