Em palestra junto com o fundador da Politi Academy, Marcelo Politi, o mentor Matheus Lessa destaca a situação de muitos empresários que faturam muito, mas não conseguem sair do vermelho
Durante o 35º Congresso Nacional Abrasel, os mentores de empresários de bares e restaurantes, Marcelo Politi e Matheus Lessa participaram da palestra “Como faturar mais e tornar seu restaurante inquebrável”. Os dois discorreram sobre temas como a gestão dos negócios, presença digital e busca por aprendizado.
“O primeiro passo é organizar a casa. Claro que é necessário vender, afinal sem vendas o mundo não se move. E quem domina o Instagram, aprendeu a vender”, afirma Politi. “ O primeiro passo é conseguir ganhar dinheiro para conseguir o oxigênio, senão fecha em três meses”, complementa Matheus Lessa.
Porém, ambos destacam a falta de preocupação que os empresários têm com a especialização para gerir os negócios. “Não adianta apenas vender muito, senão escorre pelos dedos. A maioria abre o restaurante sem nenhum conhecimento, sem nem saber o que é CMV (custo de mercadoria vendida)”, afirma Marcelo Politi.
“O empreendedor precisa entender que deixou de ser funcionário e que agora tem um negócio. Esse negócio tem seus pilares para dar certo e um deles é a gestão. As pessoas tentam entender como abrir um restaurante, mas não pesquisam como um restaurante de sucesso funciona. Faturamento é métrica de vaidade, muito faturam muito e continuam no vermelho”, concorda Matheus Lessa.
Presença digital
Com as redes sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, se tornou ainda mais importante para um restaurante estar no digital para construir um posicionamento. “O marketing digital funciona como um funil em que o cliente está lá em cima e conforme vai reagindo ao seu conteúdo, se aproxima do seu negócio. Por isso é essencial ter um conteúdo intencional e planejado”, ressalta Politi.
Lessa destaca a importância de criar uma identidade. “É preciso entender: porque eu faço o que eu faço? Qual minha identidade? Está claro para minha equipe? Está claro para meu cliente?”
É essencial que o empresário tenha em mente a importância de se preparar para conseguir um negócio de sucesso. Além do atendimento e da gastronomia, é importante se especializar para chegar ao objetivo, portanto é importante entender sobre sua identidade como negócio, como fazer a gestão e como criar a experiência junto ao cliente.
Serviço:
35º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
16 a 17 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes, Correio Braziliense, Prazeres da Mesa
Patrocínio: Ambev, Alelo, Banco do Nordeste, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Get Net/Santander, Governo Federal, Grupo Petrópolis, Heineken, JBS, PMI, Rappi, Safrapay, Sodexo, Stone, Ticket.
Apoio: IESB, Fispal, Unecs, Reutiliza-Já, META
Mais informações em: congressoabrasel.com.br/