Especialistas usam o palco do 35º Congresso Abrasel para levar conhecimentos de gestão a empreendedores de bares e restaurantes
O especialista em marketing digital direcionado a restaurantes Marcelo Marani e o presidente do Grupo Avaler Fernando D’Aquino engajaram em um valioso debate sobre estratégias para satisfazer clientes, aumentar o faturamento e fortalecer o negócio.
Eles abriram o segundo dia de palestras ofertadas pelo Congresso Abrasel, no palco Cidade Viva, com uma discussão que englobou a importância do posicionamento de mercado e do conhecimento de público, o uso de recursos digitais, o bem-estar do cliente e o papel de uma gestão eficiente.
“Por que a minha solução (para a demanda do cliente) é a melhor do mercado?” Foi com esta provocação que os especialistas deram início a uma série de lições para os empreendedores do setor de alimentação fora do lar.
Um consenso estabelecido entre eles foi a dimensão do papel das pessoas no negócio. A atenção nesse sentido não se volta apenas ao cliente, mas também aos colaboradores, fornecedores e membros do ecossistema do restaurante. O cuidado com toda essa cadeia estabelece uma relação mais sólida entre os membros e fortalece o negócio, segundo os palestrantes.
Ainda pensando no bem-estar, mas com o foco no público, o conhecimento se colocou como um ponto chave. Saber identificar as suas necessidades permite ao estabelecimento propor soluções e oferecer produtos que atendam à demanda. Além disso, facilita a identificação dos melhores meios para dialogar e cultivar um relacionamento com o consumidor.
"Não fazemos restaurante para a gente, fazemos para o cliente", afirmou Fernando. A partir desta noção, outros pontos também foram identificados como estratégias de impulsionamento do negócio, como o acolhimento da diversidade do público por meio de uma equipe também diversa.
"Não gosto de nada que é excludente", declarou Marcelo, que também abordou a digitalização do negócio com o mesmo olhar. “O cardápio virtual não pode ser uma imposição”. Os especialistas falaram sobre a importância de a transição para o digital ser pensada propriamente e ocorrer de forma gradual, num ato de sensibilidade e empatia para com parte do público.
Já o uso de ferramentas de impulsionamento online, como o Google Meu Negócio, por exemplo, foi incentivado como uma boa forma de se fazer o marketing e alcançar o público.
Por fim, Fernando e Marcelo recomendaram uma visão mais realista e menos romântica ao fazer a gestão do negócio, com foco no equilíbrio entre a experiência fornecida ao cliente e o custo que ela traz ao restaurante. Segundo eles, é indispensável buscar a satisfação do público mas sempre com o cuidado de manter o distanciamento correto entre os gastos e a receita.
Serviço:
35º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
16 a 17 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes, Correio Braziliense, Prazeres da Mesa
Patrocínio: Ambev, Alelo, Banco do Nordeste, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Get Net/Santander, Governo Federal, Grupo Petrópolis, Heineken, JBS, PMI, Rappi, Safrapay, Sodexo, Stone, Ticket.
Apoio: IESB, Fispal, Unecs, Reutiliza-Já, META
Mais informações em: congressoabrasel.com.br/