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Digitalização acelera bares e restaurantes e cumpre o papel de resgatar a humanização dos negócios

Yana Dumaresq falou sobre a importância da humanização do marketing diante da tecnologia no 35º Congresso Abrasel.

A revolução da inteligência artificial tem impactado incontáveis áreas do mercado de trabalho e já alcançou o setor de alimentação fora do lar. Novos recursos têm sido apresentados e aprimorados em um curto espaço de tempo e causado transformações metodológicas que culminam em resultados mais rápidos e eficientes.

Um grande destaque do ponto de vista da otimização de processos é a inteligência artificial generativa. Trata-se de modelos de IA capazes de gerar textos e imagens e de construir conteúdos e dados.

Essa ferramenta tem evoluído de tal forma que, além de compreender comandos complexos, reproduz uma estrutura de comunicação humanizada, isto é, ela simula a forma como as pessoas produzem conteúdos e falas de maneira verossímil.

Este cenário foi amplamente discutido no 35º Congresso Abrasel, realizado em Brasília. Com o tema “Na era digital, o ser humano”, o vento proporcionou palestras com diversos especialistas que mostraram diferentes aspectos do impacto causado pelas novas tecnologias em estabelecimentos de alimentação fora do lar.

No diálogo promovido entre a diretora regional de políticas públicas da Meta Financial Technologies, Yana Dumaresq, o CEO do Grupo Trigo e presidente da Associação Brasileira de Franchising, Tom Leite e CEO e Evangelista de Tecnologia na KUKAC, Roberto Francisco, o foco foi a transformação dos negócios por meio do uso deste recurso.

Na palestra “Visão de futuro no marketing de bares e restaurantes”, os especialistas mostraram que a digitalização não aniquila a essência da marca e não deve ser temida. Segundo Yana, alcançar um equilíbrio entre ambas aproxima o estabelecimento do sucesso dentro do objetivo proposto pelo empreendedor.

Inovação

A possibilidade de criação oferecida pela IA generativa representa um marco para a produção de conteúdo, organização e planejamento. Sua aplicação na gestão e no marketing é capaz de impulsionar significativamente as ações das respectivas áreas, vantagens das quais os bares e restaurantes podem usufruir para obter melhores resultados.

Em relação à gestão, são diversas aplicações possíveis que permitem a tomada de decisões estratégicas de forma mais assertiva. A combinação e análise de dados feita pela IA é capaz não apenas de operar diretamente com as informações disponibilizadas, mas também atua de forma preditiva.

Dessa forma, é possível extrair insights sobre as melhores rotas a serem percorridas pela empresa, tanto financeiramente quanto nos aspectos organizacionais. A previsão de demanda e gestão de estoque podem simplificar o trabalho até então realizado por um gerente, bem como a ação preditiva da manutenção de equipamentos.

A automação de tarefas administrativas abre margem para que os profissionais responsáveis direcionem seus esforços a atividades estratégicas possam agregar valor ao negócio.

Outro aspecto que pode ser desenvolvido por meio do uso da inteligência artificial generativa é o relacionamento com o cliente. A tecnologia pode identificar tendências nos feedbacks recebidos pelo estabelecimento e mostrar os pontos positivos a serem reforçados, e os negativos, para serem solucionados e garantir uma melhor experiência ao público.

Personalizar o atendimento também é um recurso de grande valia possibilitado a bares e restaurantes pela IA. Dados individuais como preferências ou restrições alimentares, aniversários e o histórico de pedidos podem ser explorados e convertidos em ações que gerem aproximação com os clientes, aumentem a satisfação e solidifiquem este relacionamento.

Além disso, o uso de chatbots (assistentes de conversa computadorizados) adquiriu uma eficácia ímpar diante da competência da IA em reproduzir o diálogo humano. Muitas vezes, o cliente pode nem mesmo se dar conta de que está sendo atendido de forma automática.

Comércio conversacional

Yana Dumaresq, aponta essa personalização como uma forte tendência diante das novas ferramentas tecnológicas. O fortalecimento dos canais de comunicação viabiliza o exercício do comércio conversacional, modelo de negócio que que se baseia na interação legítima com o cliente para buscar um relacionamento positivo entre ele e a marca.

Dentre as vantagens deste padrão, alguns elementos são impulsionados pelo uso da IA generativa:

• Aproximação com o público;

• Atendimento em tempo real;

• Personalização da comunicação;

• Aumento da eficiência operacional por meio da automação e

• Melhora a experiência geral do cliente.

Nas ações de marketing, a eficiência também é impulsionada. A segmentação é realizada de forma precisa, o que permite um direcionamento assertivo das campanhas a grupos demográficos específicos. Com base no reconhecimento de preferências, histórico de pedidos e comportamento online do público, o alcance é aprimorado e crescem as chances de conversão.

O envio de e-mails promocionais também pode ser feito no momento mais adequado, assim como a criação de conteúdo personalizado para as redes sociais e sua postagem estratégica. A presença digital da marca se torna, então, mais consistente e relevante.

"A digitalização e o comércio conversacional abrem um mundo de oportunidades", diz Yana.

Com aplicação na fase anterior e durante o decorrer das ações, os benefícios do uso da IA generativa no marketing vão mais adiante. Eles também incluem a etapa posterior às campanhas, na qual pode ser feita uma análise de desempenho que será parâmetro para futuras ações.

Uma abordagem orientada por dados que cumpra rastreamento de métricas fornece detalhes que desempenham o importante papel de apontar ajustes eventualmente necessários. Mas mais do que isso, a otimização de processos pela IA tem a função de valorizar a humanização do negócio.

"É sempre sobre gente e sempre será" Tom Leite Simplificar a atuação de profissionais que trabalham pelo setor é uma forma de realocar os esforços do capital humano para outras ações de geração de valor. Dessa forma, os bares e restaurantes têm mais recursos ao seu dispor para utilizar em prol de seu crescimento.

Além de garantir um bom atendimento ao público, a tecnologia é uma aliada da equipe na execução de tarefas. A inteligência artificial está a serviço das pessoas a todo momento, propósito que se integra ao setor para impulsionar o negócio e a humanização em sua cadeia de operação.

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