Em palestra durante o Fórum Bares&Restaurantes, Marcelo Politi enaltece os processos para uma gestão eficiente de um estabelecimento
Em sua participação durante o Fórum Bares&Restaurantes, o fundador da Politi Academy, Marcelo Politi abordou o tema “Como engajar a equipe e turbinar os resultados”. Em seu discurso, o empresário destacou a dificuldade atual do setor de bares e restaurantes em contratar, e principalmente reter os funcionários.
Politi afirmou categoricamente: “as pessoas não gostam de ser gerenciadas”. Da mesma forma, também disse que sabe que os empreendedores não gostam de gerenciar. O mundo ideal seria um em que todos os funcionários fossem autogerenciáveis.
Atualmente, segundo Marcelo, os funcionários buscam ser acolhidos pela empresa. Desejam se relacionar, almoçar com alguém, serem levados para um tour pelo restaurante, para conhecer mais da operação como um todo.
O consultor mostrou outros dois pontos interessantes. Primeiramente, ele destacou uma frase de Vicente Falconi, fundador da renomada consultoria que leva seu sobrenome. Na frase que Marcelo destacou como a melhor que já escutou na vida, Vicente disse que um empreendedor não gerencia pessoas, gerencia processos. E os processos gerenciam as pessoas.
Por fim, colocou em pauta algo que ele considera como a mais importante na gestão de um bar ou restaurante. Para ele, a reunião pré-turno definitivamente é algo que não pode faltar para toda a equipe que atua em um estabelecimento do setor de alimentação fora do lar.
*Ouça a entrevista de Marcelo Politi no podcast O Café e a Conta para mais conhecimentos sobre o tema!
Serviço:
Fórum Bares & Restaurantes
13 de junho
Expo Center Norte – SP
Patrocínio: iFood, Friboi, PicPay e Seara
Apoio: Fispal Food Service, TecToy, Uber