A incorporação da estratégia PVPS na gestão do estoque otimiza o uso de ingredientes, reduz o desperdício e gera economia
Armazenar os insumos, em bares e restaurantes, é uma atividade que requer mais do que apenas alocar os alimentos em freezers e prateleiras. É preciso uma gestão eficiente para garantir o melhor aproveitamento possível dos ingredientes disponíveis.
Além de garantir as condições sanitárias adequadas, é importante fazer uso dos insumos de forma inteligente. Um método simples que auxilia nesse objetivo é o PVPS, sigla para Primeiro que Vence, Primeiro que Sai. Ele orienta a incorporação de ingredientes nas receitas conforme a data de validade mais próxima, o que prolonga a durabilidade do estoque e evita o desperdício.
Segundo Adriana Lara, especialista em segurança dos alimentos e gerente de conteúdo da Abrasel, a organização por meio dessa estratégia é a mais adequada. Ela afirma que sinalizar produtos próximos ao vencimento facilita o processo de identificação na hora do uso e torna a organização ainda mais eficiente.
“Nem sempre o primeiro produto que entra no estoque é o que tem a data de expiração mais recente. É a validade que determina o período de uso, então ela deve ser a preocupação principal. Por isso, é importante que o estoque esteja sempre organizado para facilitar a execução do PVPS, durante e entre as reposições”, explica.
A especialista também afirma que é importante designar um funcionário como responsável pela gestão do estoque e capacitá-lo para essa função. Assim, os insumos ficam sempre na disposição correta e são usados na ordem adequada, o que poupa tempo e dinheiro na reposição do estoque por reduzir o desperdício.
Para ter um melhor domínio de técnicas que otimizam a operação de seu bar ou restaurante, acesse o curso Quais são os controles essenciais que devo realizar em meu restaurante? na plataforma Conexão Abrasel e seja mais eficiente na sua gestão!