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Conheça essa modalidade de negócio e entenda como se preparar para investir

Por Flávia Madureira

Os bistrôs geralmente servem comida caseira e também uma variedade de refeições, incluindo café da manhã, almoço e jantar, além de lanches e bebidas. Imagem: Inteligência Artificial gerada pelo site Dall E

Diferente de um restaurante comum, esse formato é caracterizado pelo seu porte mais modesto, que possibilita um relacionamento mais próximo com os clientes, além de ser mais aconchegante e intimista e apresentar um menu que seja mais simples e de alta qualidade.

Essa proximidade se manifesta até mesmo na relação entre o chef e o cliente, o que agrega à experiência gastronômica oferecida, valoriza o atendimento e reflete na qualidade do prato. Esta aura de mais requinte dos bistrôs brasileiros difere da proposta original, surgida na França, que é de um estabelecimento mais acessível. Outra característica desses estabelecimentos é a seleção musical, que deve ser atraente e estar balanceada com o ambiente.

Os bistrôs geralmente servem comida caseira e também uma variedade de refeições, incluindo café da manhã, almoço e jantar, além de lanches e bebidas. Eles são conhecidos por sua atmosfera acolhedora e amigável, onde os clientes podem desfrutar de um momento relaxante com uma refeição saborosa em um ambiente casual e charmoso.

É importante definir um conceito claro para o bistrô, pensando em elementos como a decoração, a culinária, o tipo de serviço oferecido e até mesmo a música ambiente. Esses elementos devem ser escolhidos de forma coerente e consistente, de forma que a experiência dos clientes, mais do que prazerosa, seja memorável.

Planejamento

Além de estudar os aspectos relacionados à fase pré-lançamento e à operação até longo prazo, é preciso registrar esses dados em um plano de negócios detalhado, que irá atuar como um guia ao longo de todo o processo. Ele deve conter informações financeiras que irão orientar quanto aos gastos e facilitar o controle de caixa.

Apesar de os bistrôs terem pequenas dimensões, de acordo com a linha de trabalho/tipologia, o investimento inicial pode chegar a ser mais alto que de um restaurante comum. Em relação investimento, os principais aspectos a serem levados em conta são:

• Locação do espaço;
• Decoração;
• Compra de equipamentos e utensílios de cozinha;
• Contratação de equipe;
• Elaboração do cardápio;
• Insumos;
• Manutenção

Taxas e impostos

O planejamento é fundamental para o sucesso de um bistrô e também precisa incluir especificidades sobre a identidade do negócio, o que leva em conta não apenas os aspectos visuais, mas também os elementos do serviço em si, partindo do menu.

Menu

Bistrôs são caracterizados pela comida caseira e simples, o que absolutamente não significa sem graça. O cardápio pode incluir ingredientes regionais e deve ter um tempero capaz de conquistar. Ele também deve estar coerente com a proposta de um negócio mais intimista e ter um aspecto mais familiar, remetendo ao estilo “comfort food”.

Escolha boas opções de cafés e sobremesas e se atente às tendências do mercado e aos gostos dos consumidores, para oferecer uma experiência que atenda às expectativas e necessidades dos clientes.

O Mercado

Segundo Marco Amatti, consultor técnico da Abrasel e especialista da Rede Abrasel, o momento é propício para negócios deste formato. “O mercado é interessante, já que as pessoas tendem a priorizar negócios locais por evitarem longos trajetos, principalmente nas grandes cidades. ”

“Um bistrô, por seu tamanho e possibilidades de maior ‘personalização’ quanto ao cliente tem alto potencial de sucesso. Muitos destes negócios podem crescer de forma orgânica e até mesmo pelo boca-a-boca, construindo uma relação com a comunidade local”, completa. Ainda conforme o especialista, dentre as principais marcas de um bistrô que devem ser exploradas e utilizadas como vantagens, estão:

• A capacidade de flexibilização do cardápio
• A pessoalidade no tratamento de clientes e fornecedores
• A possibilidade de se estabelecer um estilo próprio, seja étnico ou com fusões de culinárias
• A escolha de um produto como carro-chefe do negócio
• A adequação mais rápida a mudanças de mercado local

*Reportagem produzida por inteligência artificial e curada pela equipe de conteúdo e inteligência da Abrasel

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