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Líder de Conteúdo e Inteligência da Abrasel, José Eduardo Camargo cobre in loco a feira nos Estados Unidos

A NRF é a maior associação do comércio varejista no mundo e promove, anualmente, o Retail’s Big Show: um evento dedicado ao que há de novidade no varejo. Foto: José Eduardo Camargo/Abrasel

Um tema que esteve presente em várias das apresentações do Retail’s Big Show nesta segunda-feira (16) foi o da automação. Vários analistas concordaram que, apesar de a automação estar muito mais disponível hoje, e isso vai se acentuar nos próximos anos por causa da produtividade e economia que ela proporciona, não se pode esquecer o fator humano.

Não só o fator humano em relação àqueles que apertam o botão da automação, que calibram as máquinas, que fazem estratégia, mas também em relação ao atendimento, porque é ele que faz a diferença no final do dia.

E o segredo para isso é treinamento: não esmorecer diante disso e usar as ferramentas digitais que temos à disposição hoje para capacitar os funcionários. Um sistema bacana apresentado no evento foi o carro autônomo para delivery.

Ele já está funcionando na Califórnia e faz a entrega do Uber Eats e do 7-Eleven nos Estados Unidos. Atua de forma totalmente autônoma, e é a pessoa que recebe o delivery que insere o código e pode pegar o produto.

A questão da contratação e retenção de funcionários também foi destacada no evento. Foi anunciado um aplicativo que promete soluções para esse problema, e que ajuda na contratação, treinamento e retenção dos funcionários.

Outro aspecto importante apontado pelos analistas foi a sustentabilidade, se tratando de grandes ou pequenos negócios. Um dado da IBM mostra que 51% das pessoas disseram estar mais preocupadas com a sustentabilidade do que estavam há 12 meses, e isso faz diferença na escolha do consumidor.

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