Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

Programa WasteWatch acompanha a produção e o descarte em cozinhas parceiras e evitou o descarte indevido de 7 mil toneladas de alimentos

A iniciativa global WasteWatch está sendo implementada no Brasil, um dos dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Desde 2022, ela já conseguiu reduzir em média 20% das taxas de geração de resíduos no país, equivalente a 47.164 refeições.

A Sodexo On-site, com 60% de seu negócio relacionado à alimentação, lança no Brasil o programa global WasteWatch. Essa iniciativa visa promover a gestão integrada de resíduos, perdas e sobras de alimentos em suas operações, tornando uma prática estruturada a gestão do desperdício nas cozinhas parceiras da empresa, uma tradição que já existe internamente há mais de três décadas.

Desde 2019, o programa demonstrou resultados significativos, permitindo economizar 48 mil toneladas de emissões de carbono e evitar o desperdício de cerca de 7 mil toneladas de alimentos, o que equivale a quase 12,7 milhões de refeições em todo o mundo.

Através do uso de softwares desenvolvidos pela própria Sodexo, as equipes da On-site podem capturar dados sobre a produção e o desperdício, e, em seguida, a empresa analisa essas informações para compreender a quantidade e as razões do desperdício, identificando oportunidades de melhorias que podem ser aplicadas.

Portanto, o WasteWatch torna-se uma importante ferramenta para tornar a operação da Sodexo mais sustentável e eficiente, contribuindo para a redução de desperdícios de alimentos e de impacto ambiental.

Além disso, o programa reforça o compromisso da empresa com a responsabilidade social e ambiental, ao abraçar uma abordagem consciente em relação aos recursos alimentares e à pegada de carbono, tornando-se uma referência para o setor e uma inspiração para outras organizações adotarem práticas mais sustentáveis em suas operações.

Com o sucesso dessa iniciativa, a Sodexo On-site se posiciona como uma líder no combate ao desperdício de alimentos, contribuindo para a construção de um futuro mais consciente e responsável em relação aos recursos naturais e ao meio ambiente.

Benefícios ao food service e à sociedade

O programa WasteWatch, no âmbito de gestão dos estabelecimentos do food service, oferece diversas vantagens significativas. Ele desempenha um papel fundamental na redução de custos associados ao desperdício e descarte de alimentos, ao mesmo tempo em que promove uma cultura de sustentabilidade e redução de desperdícios nos estabelecimentos participantes.

Essa abordagem também desperta maior interesse e engajamento dos colaboradores, incentivando um serviço mais sustentável e o desenvolvimento de técnicas culinárias que aproveitam integralmente os alimentos. Além dos impactos internos, o programa também proporciona benefícios sociais ao diminuir a geração de resíduos e perdas alimentares, conscientizando clientes, consumidores e funcionários.

Em relação à questão ambiental e financeira, a Sodexo está comprometida em minimizar o consumo de recursos naturais e reduzir a emissão de gases de efeito estufa, otimizando o uso de recursos por meio de uma gestão adequada e eficiente que aproveita ao máximo tudo o que for possível ser reaproveitado. Dessa forma, o WasteWatch torna-se uma iniciativa abrangente que contribui para a construção de um setor alimentício mais consciente, responsável e sustentável.

Atuação no Brasil

A iniciativa global WasteWatch está sendo implementada no Brasil, um dos dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Desde 2022, ela já conseguiu reduzir em média 20% das taxas de geração de resíduos no país, equivalente a 47.164 refeições.

Atualmente, cerca de 400 restaurantes operam com o programa, mas a expectativa é que até o final de 2023 todas as mais de 1.700 unidades de alimentação do país estejam utilizando o novo sistema de mensuração do WasteWatch, contribuindo para a meta global da Sodexo de reduzir em 50% o desperdício em suas operações até 2025.

*Com informações de FoodConnection.

Comentários