Iniciativa é uma realização da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará e Sebrae em parceria com a Abrasel no Ceará
Uma iniciativa inovadora está agitando a cena gastronômica de Fortaleza. A "Quarta do Camarão", promovida pela Abrasel no Ceará em parceria com a Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC), tem como objetivo principal estabelecer uma nova data gastronômica na cidade. O evento visa não apenas potencializar o consumo do ingrediente, mas também fortalecer os negócios locais na capital cearense.
"É uma excelente oportunidade para que o camarão ganhe ainda mais notoriedade e possa fazer parte com mais constância tanto do turismo gastronômico de Fortaleza, quanto do cotidiano alimentar da população. Podemos cravar que a Quarta do Camarão já é um sucesso", destaca Luiz Paulo Sampaio Henriques, presidente da APCC.
A iniciativa conta com o apoio de Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará, que ressalta: "É um objetivo nosso poder realizar novas formas de proporcionar uma experiência diferente aos clientes, não só os que já são do Ceará como também os turistas. Assim como já temos a Quinta do Caranguejo e a Rota da Cachaça, nada mais justo do que referenciar um dos principais insumos do nosso estado, o camarão."
A Quarta do Camarão busca incentivar a comercialização dos camarões produzidos localmente, impulsionando o consumo em bares e restaurantes da região. O projeto visa incluir o evento no calendário estadual, transformando-o em um movimento turístico capaz de impulsionar a economia local, gerar empregos e renda, além de instalar a cultura do camarão como um alimento estratégico para a culinária cearense.
A iniciativa, que tem duração de seis meses, engloba diversas ações realizadas em bares e restaurantes participantes, onde chefs renomados criaram pratos inovadores e criativos com preços promocionais, abaixo do valor de cardápio. Além disso, a Quarta do Camarão também envolve ações junto a parceiros de mídia para ampliar a visibilidade do evento.
Nesta primeira fase, 50 bares e restaurantes associados à Abrasel em Fortaleza estão participando do projeto. A ideia é expandir essa iniciativa na próxima etapa, através de um processo de interiorização, tornando-o orgânico e independente, seguindo o modelo bem-sucedido da "Quinta do Caranguejo", já reconhecido em todo o território cearense.
A expectativa é que a Quarta do Camarão se torne uma tradição gastronômica, enriquecendo ainda mais o cenário culinário de Fortaleza.