Estabelecer um relacionamento sólido com o público envolve uma dedicação que se estende presencial e virtualmente e impacta diretamente nos resultados do negócio; uma lição presente no Comida di Buteco e no iFood
“Não dá mais para falar que o boteco raiz não tem nada a ver com o digital. Tudo tem a ver com o digital.” Foi com este impacto que Maria Eulália Araújo, sócia-fundadora do Comida di Buteco, capturou o público do 36º Congresso Abrasel desde o início de sua apresentação.
No painel “Offline e online: maneiras de aumentar movimento e faturamento”, coapresentado por Arnaldo Bertolaccini, VP Restaurantes do iFood, o público teve a oportunidade de aprender mais sobre o valor do relacionamento com o cliente nas esferas virtual e presencial, além dos desdobramentos no faturamento de bares e restaurantes.
No caso do concurso Comida di Buteco, que nasceu em uma emisora de rádio quando a internet ainda caminhava a passos lentos, é promovida a experiência no local enquanto o digital atua como um grande parceiro.
Se no período pandêmico os bares participantes do evento lutavam para continuar existindo, o que se seguiu foi uma estruturação do delivery que permitiu aos estabelecimentos um fortalecimento da sua relação com o consumidor.
Quem consome de casa pela primeira vez tem a curiosidade de conhecer o local, enquanto o cliente que frequenta o espaço já aprova e também quer consumir sem precisar deixar o conforto do lar. Isso faz com que o delivery seja uma alavanca para a produtividade dos estabelecimentos.
Para Arnaldo, o impacto da escala é o primeiro valor gerado pelo delivery. O iFood consegue estabelecer essa ponte, criar conexões e viabilizar vendas. Neste cenário, o sucesso da plataforma se torna o sucesso do restaurante e tanto quanto a recíproca. Hoje, ele permite uma operação de entrega muito mais simples do que se via há alguns anos, quando era necessária uma estruturação e preparo mais intensos.
Sinônimo de ocasião
O consumidor quer o presencial. Tanto que voltou para o salão logo que a pandemia foi terminada. Mas ele também quer a praticidade de receber um pedido em casa, independentemente do canal de delivery, e essa mudança de comportamento é significativa para o setor.
O iFood acompanhou essa evolução: ele não nasceu digital, era uma revista que as pessoas usavam para fazer pedidos, como se fosse um catálogo ou uma lista telefônica. Desde esse início, o que aconteceu foi uma geração de valor por meio da conexão estabelecida no que se tornou um ecossistema de empreendedores.
“Hoje, a marca se transformou em um sinônimo de ocasião, o que se vê quando alguém diz ‘vou pedir um iFood’.E o delivery não é mais apenas uma ocasião, ele é o almoço do dia de semana, de dia dos pais ou das mães. Os pedidos de café da manhã e açaí à tarde têm crescido muito no iFood. E esse potencial é cada vez maior”, afirmou Arnaldo.
Para Maria Eulália, esta é uma palavra chave. Criar ocasiões de consumo foi o que ressignificou a conotação pejorativa do termo boteco e resgatou esses estabelecimentos no dia a dia do público.
O foco do Comida di Buteco é garantir a experiência do público, o que se reflete nas cédulas de papel para a votação no festival. “O eixo da experiência do cliente está em fazer com que ele sinta que houve uma entrega de valor real”, disse.
Por outro lado, o online ajuda a expandir a comunicação com uma diversidade maior de clientes, estratificar nichos e identificar estratégias de marketing.
Ainda assim, a magia da experiência está na troca que a equipe do restaurante tem com o público. No concurso, o que acontece é um estreitamento ainda maior dessa relação, quando o dono do bar visita cada mesa e garante que todos estejam satisfeitos.
“Em meio a tanta inovação e tecnologia, o que percebemos com clareza é que a experiência humana no ponto de venda é o que vai encantar o cliente e fazer com que ele volte”, explicou Maria Eulália.
Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br