Com seu formato dinâmico e seu algoritmo de recomendação altamente segmentado, o aplicativo permite que marcas alcancem novos públicos e aumentem as vendas
A plataforma TikTok, conhecida inicialmente por seus vídeos curtos e descontraídos, se tornou uma ferramenta estratégica para pequenas e grandes marcas alavancarem suas vendas.
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a rede social está ajudando empreendedores do setor de alimentação fora do lar a alcançar novos públicos e aumentar o faturamento, utilizando o engajamento único que o aplicativo oferece.
Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 1 em cada 3 usuários do TikTok no Brasil já comprou algo que conheceu por meio da plataforma. Esse dado mostra a importância de as marcas estarem presentes nas redes sociais, especialmente em um ambiente dinâmico como o TikTok, que oferece oportunidades para que os negócios se conectem diretamente com seus consumidores.
TikTok for Business
A rede se destaca pelo seu algoritmo altamente segmentado, que distribui o conteúdo de acordo com o comportamento e os interesses dos usuários.Além disso, a plataforma oferece uma experiência interativa, humanizando as marcas e fortalecendo a relação com os clientes.
Para empreendimentos como bares e restaurantes, a ferramenta é importante para ajudar a ampliar a presença digital e se conectar com o público mais jovem e engajado.
Com ferramentas específicas de anúncios e marketing, ela permite que empreendedores criem campanhas criativas, interativas e direcionadas, aproveitando o poder viral da rede.
Através de recursos como vídeos patrocinados e integração com lojas virtuais, o TikTok For Business facilita a promoção de produtos e serviços, ajudando a aumentar a visibilidade e a fidelização do cliente.
Estratégias para otimizar seu negócio no TikTok
1. Crie conteúdos autênticos: no TikTok, originalidade é fundamental. Explore a essência do seu negócio e crie vídeos que se conectem com o estilo da plataforma.
2. Mostre os bastidores: vídeos descontraídos sobre o dia a dia do estabelecimento podem gerar grande interesse e engajamento. Mostre o preparo de pratos, os bastidores da cozinha ou o atendimento ao cliente.
3. Use influenciadores digitais: considere parcerias pagas com influenciadores que estejam alinhados com a identidade do seu negócio. Nanoinfluenciadores, com menos seguidores, costumam ter maior engajamento, o que pode resultar em melhor conversão.
4. Humanize sua marca: mostre o lado humano do seu restaurante ou bar. Isso cria uma conexão emocional com os clientes, gerando lealdade e ajudando a construir uma base de consumidores mais fiel.
5. Integre sua loja virtual ao TikTok: facilite o processo de vendas integrando sua loja virtual à plataforma, o que agiliza o processo de compras e mantém os produtos atualizados.
Dessa forma, além de atrair um público diversificado, a plataforma oferece uma oportunidade única de humanizar marcas e construir uma relação mais próxima com os clientes.
Com conteúdos criativos e estratégias de marketing bem direcionadas, como o TikTok For Business, é possível potencializar vendas, ampliar a visibilidade e se destacar no mercado. Integrar o TikTok às estratégias de comunicação pode ser o diferencial que bares e restaurantes precisam para crescer e inovar.
*Conteúdo feito com informações da Agência Sebrae