O self-service é um modelo de negócio muito comum no Brasil, onde os clientes servem a si mesmo, na quantidade e variedade desejada
Por Guilherme Paixão
Montar um restaurante self-service pode ser um empreendimento empolgante, porém com certeza será muito desafiador e por isso, requer muito planejamento e preparação. Atualmente, segundo dados da Abrasel, existem cerca de 200 mil restaurantes a quilo no Brasil.
Para Felipe Leroy, diretor da Cozinha Vitrine e especialista da Rede Abrasel, uma questão primordial para conseguir se dar bem com self-service é a relação com os fornecedores. “Deve-se desenvolver uma boa rede de fornecedores, que sejam íntegros e garantam a qualidade do seus suprimentos".
Entretanto, este é um mercado que abrange o atendimento, a gastronomia, a divulgação, entre outras questões. Confira sete dicas que podem te ajudar a iniciar e ter sucesso em um negócio deste modelo:
1 - Identifique o seu público-alvo e a localização adequada: pesquise a área em que deseja abrir o restaurante e identifique o público-alvo. Procure um local com fácil acesso e estacionamento, e que seja apropriado para o tamanho do seu negócio.
2 - Faça um plano de negócios: desenvolva um plano de negócios detalhado que inclua seu orçamento, custos operacionais, fluxo de caixa e previsões de receita. Isso ajudará a entender melhor as necessidades do seu negócio e como ele pode ser financeiramente viável.
3 - Obtenha as licenças e autorizações necessárias: é de vital importância verificar as licenças e autorizações necessárias para abrir e operar um restaurante self service, como licença sanitária, alvará de funcionamento e registro na vigilância sanitária.
4 - Adquira equipamentos e mobiliário: equipamentos adequados para a preparação e armazenamento de alimentos são essenciais em um empreendimento de alimentação fora do lar. Também serão necessárias mesas, cadeiras e utensílios de servir.
5 - Contrate a equipe: busque funcionários qualificados para a cozinha e atendimento ao cliente, bem como um gerente experiente. A equipe será o elo do empreendedor com o cliente, sendo assim devem estar bem preparados e alinhados para causar a melhor impressão possível.
6 - Desenvolva o menu e defina o preço: crie um menu variado e atraente que atenda às preferências e restrições alimentares do seu público-alvo. Defina um preço justo para atrair clientes e manter a viabilidade financeira do seu negócio.
Outro ponto a se analisar é a busca por um cardápio com variação de alimentos. Portanto, invista em saladas, cereais, carnes, grãos, entre outros, para conseguir criar um menu vasto de opções.
7 - Faça uma campanha de marketing: promova o seu negócio através de marketing digital e offline, como redes sociais, cartões de visita, folhetos e anúncios em jornais e rádios.
Dica extra: pode parecer óbvio, mas é importante destacar que o sucesso de um restaurante depende da qualidade da comida e também do atendimento ao cliente. Portanto, esteja atualizado com as tendências do mercado.
Sustentabilidade no restaurante
A cadeia de relacionamento do seu restaurante engloba parcerias nos processos que ocorrem antes e depois que o cliente senta à sua mesa. Por esta razão, é necessário que estes vínculos se cumpram de forma saudável, o que irá impulsionar a longevidade do seu negócio – e a qualidade em cada etapa de sua operação, da coleta de insumos ao descarte de resíduos.
Com isso em mente, Felipe Leroy ressalta a importância de desenvolver rotinas que privilegiem a redução de resíduos orgânicos e embalagens diversas e promova a redução do impacto ambiental inerente a atividade. Para ele, se faz necessário pensar no processo de reciclagem como um todo, afinal esta pauta é cada vez mais discutida e relevante.
*Reportagem produzida por inteligência artificial e curada pela equipe de conteúdo e inteligência da Abrasel