Descubra as estratégias essenciais para expandir seu negócio de forma sustentável, com insights de especialistas no 36º Congresso Abrasel
No competitivo mundo do foodservice, expandir um negócio exige mais do que uma boa ideia; demanda planejamento, inovação e a habilidade de superar uma diversidade de desafios.
No painel "Empreender é para todo mundo? As armadilhas no caminho do crescimento", especialistas compartilharam valiosas lições sobre como transformar obstáculos em oportunidades.
De como padronizar franquias para garantir qualidade e consistência até o aproveitamento de subprodutos para criar novos negócios, as estratégias apresentadas oferecem um guia essencial para empreendedores que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar no mercado.
Criatividade e padronização: o caso de sucesso da PopCorn Gourmet
Elaine Moura iniciou sua jornada no mundo dos negócios a partir de receitas familiares de doces de frutas, mas foi com a criação de um produto original – pipocas gourmet sem conservantes artificiais – que ela conquistou o mercado.
A padronização e estruturação da marca, fundamentais para o sucesso de uma franquia, foram decisivas para que os clientes reconhecessem sua qualidade e consistência.
Mesmo com os desafios de manter a integridade do produto ao expandir o modelo de negócios, foi a partir desta confiança do público que Elaine conseguiu solidificar sua marca, e expandi-la para uma rede de franquias.
No painel, ela abordou as particularidades de ser uma mulher preta empreendedora e destacou a importância da dedicação em todas as áreas da operação. Segundo ela, compreender cada uma das áreas do negócio, desde finanças até o relacionamento com franqueados, é essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento da empresa.
Elaine mencionou o apoio do Sebrae nesse processo, especialmente em relação ao treinamento de empreendedores.
Planejamento e conhecimento: fundamentais para o crescimento
Mayra Viana, especialista no núcleo de Inteligência de Monitoramento da Unidade de Competitividade do Sebrae, reafirmou o compromisso da organização em apoiar empreendedores de todo o Brasil em sua jornada empreendedora.
Ela abordou estratégias que agem no fortalecimento desse processo, como a criação de fichas técnicas e o desenvolvimento de um bom planejamento, especialmente em áreas como o marketing digital.
A presença digital é indispensável para os negócios de foodservice, que têm sofrido com o aumento dos custos e a queda no fluxo de clientes.
Segundo Mayra, entender como melhorar os custos e adaptar-se às novas realidades do mercado também são questões vitais para a sobrevivência e o sucesso dos negócios.
Elaine complementou destacando a importância do custo de mercadoria vendida (CMV) para quem trabalha na área de alimentação. Outra valiosa dica da empresária foi que o fornecimento de informações e ferramentas que ajudam franqueados a entender o consumidor torna o negócio mais inteligente e sustentável.
Inovação e adaptação: como se manter competitivo
Um exemplo da adaptabilidade de Elaine foi a criação de uma rede de cafeterias, resultado do aproveitamento de um subproduto da produção de pipocas. A empresa, que antes descartava ou vendia o insumo como ração animal, transformou-o em uma nova oportunidade de negócio.
Além disso, a diversificação do portfólio, que atualmente inclui 15 sabores, permite à marca atender a um público mais amplo, sempre com o foco em entender as necessidades do consumidor.
Mayra também apresentou outra estratégia valiosa: a importância de combinar diferentes tendências para atrair mais clientes. Por exemplo, explorar um cardápio de produtos saudáveis mantendo a preocupação com o meio ambiente.
“O consumidor sempre quer algo a mais. Se ele procura consumir produtos com ingredientes naturais e de boa qualidade, vai se atentar a que outros aspectos a marca oferece. O produto é saudável e mais o que?”
Outros pontos abordados foram o treinamento da equipe de atendimento para identificar perfis de clientes e fazer sugestões personalizadas, e a realização de pesquisas de satisfação com o público.
Estruturação e expansão: o papel das franquias
Elaine compartilhou a visão de que o mercado de franquias funciona como "pequenos clones", o que exige padronização rigorosa e detalhamento em manuais. Desde a abertura da loja até os pequenos detalhes, tudo deve ser registrado para que a expansão ocorra de forma organizada.
Sem um manual e um treinamento adequado, o crescimento do negócio pode ser prejudicado. Nesse cenário, o empreendedor fica preso à operação diária e incapaz de se afastar, já que ele atua como uma peça essencial sem a qual a operação não funciona devidamente.
Colaboração e networking: chaves para o sucesso
Mayra concluiu o painel incentivando os empreendedores a se engajarem em projetos de alimentação, cursos e seminários. A criação de redes de apoio, como as promovidas pelo Sebrae, ajuda a identificar gargalos e a encontrar soluções, como cursos de segurança alimentar, além de promover a troca de experiências entre empresários, semelhante ao que acontece entre franqueados.
Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br