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Descubra as estratégias essenciais para expandir seu negócio de forma sustentável, com insights de especialistas no 36º Congresso Abrasel

Mayra Viana e Elaine Moura durante painel sobre empreendedorismo no Congresso Abrasel. Foto: Edgar Marra

No competitivo mundo do foodservice, expandir um negócio exige mais do que uma boa ideia; demanda planejamento, inovação e a habilidade de superar uma diversidade de desafios.

No painel "Empreender é para todo mundo? As armadilhas no caminho do crescimento", especialistas compartilharam valiosas lições sobre como transformar obstáculos em oportunidades.

De como padronizar franquias para garantir qualidade e consistência até o aproveitamento de subprodutos para criar novos negócios, as estratégias apresentadas oferecem um guia essencial para empreendedores que buscam não apenas sobreviver, mas prosperar no mercado.

Criatividade e padronização: o caso de sucesso da PopCorn Gourmet

Elaine Moura iniciou sua jornada no mundo dos negócios a partir de receitas familiares de doces de frutas, mas foi com a criação de um produto original – pipocas gourmet sem conservantes artificiais – que ela conquistou o mercado.

A padronização e estruturação da marca, fundamentais para o sucesso de uma franquia, foram decisivas para que os clientes reconhecessem sua qualidade e consistência.

Mesmo com os desafios de manter a integridade do produto ao expandir o modelo de negócios, foi a partir desta confiança do público que Elaine conseguiu solidificar sua marca, e expandi-la para uma rede de franquias.

No painel, ela abordou as particularidades de ser uma mulher preta empreendedora e destacou a importância da dedicação em todas as áreas da operação. Segundo ela, compreender cada uma das áreas do negócio, desde finanças até o relacionamento com franqueados, é essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento da empresa.

Elaine mencionou o apoio do Sebrae nesse processo, especialmente em relação ao treinamento de empreendedores.

Planejamento e conhecimento: fundamentais para o crescimento

Mayra Viana, especialista no núcleo de Inteligência de Monitoramento da Unidade de Competitividade do Sebrae, reafirmou o compromisso da organização em apoiar empreendedores de todo o Brasil em sua jornada empreendedora.

Ela abordou estratégias que agem no fortalecimento desse processo, como a criação de fichas técnicas e o desenvolvimento de um bom planejamento, especialmente em áreas como o marketing digital.

A presença digital é indispensável para os negócios de foodservice, que têm sofrido com o aumento dos custos e a queda no fluxo de clientes.

Segundo Mayra, entender como melhorar os custos e adaptar-se às novas realidades do mercado também são questões vitais para a sobrevivência e o sucesso dos negócios.

Elaine complementou destacando a importância do custo de mercadoria vendida (CMV) para quem trabalha na área de alimentação. Outra valiosa dica da empresária foi que o fornecimento de informações e ferramentas que ajudam franqueados a entender o consumidor torna o negócio mais inteligente e sustentável.

Inovação e adaptação: como se manter competitivo

Um exemplo da adaptabilidade de Elaine foi a criação de uma rede de cafeterias, resultado do aproveitamento de um subproduto da produção de pipocas. A empresa, que antes descartava ou vendia o insumo como ração animal, transformou-o em uma nova oportunidade de negócio.

Além disso, a diversificação do portfólio, que atualmente inclui 15 sabores, permite à marca atender a um público mais amplo, sempre com o foco em entender as necessidades do consumidor.

Mayra também apresentou outra estratégia valiosa: a importância de combinar diferentes tendências para atrair mais clientes. Por exemplo, explorar um cardápio de produtos saudáveis mantendo a preocupação com o meio ambiente.

“O consumidor sempre quer algo a mais. Se ele procura consumir produtos com ingredientes naturais e de boa qualidade, vai se atentar a que outros aspectos a marca oferece. O produto é saudável e mais o que?”

Outros pontos abordados foram o treinamento da equipe de atendimento para identificar perfis de clientes e fazer sugestões personalizadas, e a realização de pesquisas de satisfação com o público.

Estruturação e expansão: o papel das franquias

Elaine compartilhou a visão de que o mercado de franquias funciona como "pequenos clones", o que exige padronização rigorosa e detalhamento em manuais. Desde a abertura da loja até os pequenos detalhes, tudo deve ser registrado para que a expansão ocorra de forma organizada.

Sem um manual e um treinamento adequado, o crescimento do negócio pode ser prejudicado. Nesse cenário, o empreendedor fica preso à operação diária e incapaz de se afastar, já que ele atua como uma peça essencial sem a qual a operação não funciona devidamente.

Colaboração e networking: chaves para o sucesso

Mayra concluiu o painel incentivando os empreendedores a se engajarem em projetos de alimentação, cursos e seminários. A criação de redes de apoio, como as promovidas pelo Sebrae, ajuda a identificar gargalos e a encontrar soluções, como cursos de segurança alimentar, além de promover a troca de experiências entre empresários, semelhante ao que acontece entre franqueados.

Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br

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