Modos como a tecnologia pode auxiliar os processos, as pessoas e o planejamento em um restaurante foram debatidos entre especialistas
Durante o 36º Congresso Abrasel, o painel "Produtividade 360º: como melhorar processos, da cozinha ao delivery" reuniu especialistas do setor de alimentação para discutir estratégias de otimização. O debate foi mediado por Danillo Ramos e contou com a participação de Claudio Pastor e Edilson Neko.
Danillo destacou que os pilares fundamentais para o sucesso de um restaurante são processos, pessoas e utensílios, e que a tecnologia pode ser a chave para aumentar a produtividade, desde o planejamento até a operação diária.
O Claudio Pastor abriu a discussão enfatizando que o tripé para o sucesso de qualquer restaurante é formado por pessoas, processos e planejamento. Segundo ele, a tecnologia deve ser a base que sustenta esses fundamentos, mas alertou que nenhuma ferramenta tecnológica será eficaz se a fornecedora não estiver alinhada com a necessidade de fortalecer esse tripé.
Para Claudio, “a dificuldade de se ter uma mão de obra qualificada mostra a importância de reter funcionários, a produtividade depende diretamente de uma equipe bem treinada”, comentou.
O Edilson Neko, ao compartilhar sua experiência, destacou a capacidade de sua equipe de produzir até mil pratos com apenas oito pessoas, sublinhando o poder da produtividade quando os processos são otimizados e os equipamentos são bem utilizados.
No entanto, ele ressaltou a importância do treinamento “mesmo com a melhor tecnologia, se os colaboradores não souberem utilizá-la corretamente, os resultados podem não ser os esperados”, disse.
Danillo, como mediador, reforçou a necessidade de o proprietário do estabelecimento adotar práticas básicas de gestão, como checklists e planilhas, para garantir a repetição eficiente dos processos.
Claudio trouxe o exemplo do restaurante Mocotó, conhecido por sua gastronomia nordestina de alta qualidade e por ser um caso de sucesso em produtividade. “Eles usam equipamentos precisos e de fácil manuseio o que permitiu que o restaurante se tornasse cinco vezes mais produtivo sem perder sua essência”, comentou ao compartilhar sua visita a operação do restaurante.
A tecnologia, conforme discutido no painel, deve ser o catalisador que integra processos e pessoas, sem comprometer a identidade do restaurante.
Danillo também apontou que, no caso do Mocotó, a separação das operações de delivery e à la carte resultou em um aumento significativo de produtividade, mostrando que, com uma boa estratégia e a tecnologia certa, é possível manter a essência e a qualidade enquanto se torna mais eficiente.
Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br