Enquanto 96% das pessoas buscam informações digitais antes de realizarem uma compra física, apenas 11% das empresas brasileiras existem na internet. A necessidade de transformação bate à porta de bares e restaurantes
Por Danilo Viegas
“O empresário deve pensar na presença de sua marca no mundo digital como uma espécie de fachada. Se cuida da fachada física, é igualmente importante olhar para a online”. Foi com essas palavras que Claudio Roca, diretor geral da NerdMonster Digital Retail, contextualizou a importância do marketing digital para bares e restaurantes. Junto a Marcos Lavorato, responsável pelas operações na empresa, ele capitaneia o Seu Negócio no Mapa, um movimento que busca a inclusão digital do varejo nacional e que oferece ferramentas gratuitas para a transformação de micro e pequenas empresas.
A ideia é conscientizar empreendedores sobre a importância de estar num ambiente online com estratégias claras e bem definidas. Segundo o Google, 96% dos consumidores passam pelo “mundo digital” antes de decidirem por uma compra. Ou seja: quase todo mundo pesquisa na internet antes mesmo de ir a um bar ou restaurante na sua cidade. “Quando falamos dessa presença digital, isso representa a evolução das páginas amarelas”, diz Claudio.
Uma pesquisa do Sebrae mostra que no Brasil, apenas 11% das empresas possuem algum tipo de presença digital. Esse dado abrange até mesmo o pequeno empreendedor que fez um perfil no Instagram para o seu negócio, mas não postou nenhuma foto e não tem nenhum seguidor. “É uma realidade triste que mostra a disparidade entre os novos hábitos dos consumidores com a falta de preparação dos negócios para entender a atender os clientes da melhor maneira possível”, completa.
Daí a importância da inclusão digital. Ao todo no Brasil são mais de 10 milhões de estabelecimentos comerciais, sendo que a grande maioria é de micro e pequenas empresas. Este percentual significativo é responsável por mais de 50% dos empregos formais no setor privado, prova da força do empreendedorismo brasileiro. A
transformação digital, que bate à porta de todos, também vai de encontro aos bares e restaurantes, que ainda não aderiram completamente à era digital, mas sabem da importância da internet para seus negócios.
Como funciona?
Para facilitar o acesso à inclusão, Marcos Lavorato conta que a NerdMonster centralizou em uma única solução todos os principais canais digitais da nova jornada de consumo. Com metodologia proprietária, direcionada a varejistas de produtos e serviços, a ferramenta conta com ferramentas orientadas à manutenção, extração e análise de dados de localização, informação, reputação, divulgação e conversão das redes de seus clientes, que garantem diferenciais competitivos nas tomadas de decisão.
Dessa maneira, a empresas e as grandes redes têm as principais necessidades da nova jornada de consumo atendidas: localização - passam a ser facilmente encontráveis por seus consumidores em todos os dispositivos digitais como smartphones, tablets, computadores, mapas - incluindo os de navegação veicular - entre outros; informação - mantém atualizados de forma automática desde os dados de funcionamento da operação até o conteúdo das redes sociais; reputação - recursos são oferecidos para melhorar a reputação digital dos estabelecimentos, ajudando-os a serem a melhor opção da região em seus segmentos; divulgação - por meio de recursos de divulgação local, traz maior fluxo no ponto de venda com anúncios geolocalizados, destaques em lugares privilegiados nos diretórios de empresas e campanhas com cupons de desconto; conversão - passam a entender mais sobre os seus clientes e como melhorar seus resultados.