Empresas de qualquer porte terão a possibilidade de programar os pagamentos de contas recorrentes
O Banco Central anunciou seus planos de lançar o Pix Automático em abril de 2024. Esse novo serviço permitirá que os usuários realizem pagamentos recorrentes de forma automática, abrangendo contas de energia, telefone, seguros, entre outros.
Para utilizar o serviço, os clientes precisarão conceder uma autorização prévia, podendo ser feita por meio do aplicativo do banco, QR Code ou Pix Copia e Cola. Essa autorização poderá ser cancelada a qualquer momento. O Pix Automático estará disponível para empresas de todos os segmentos e tamanhos.
Atualmente, o débito automático depende de convênios bilaterais com várias instituições, o que gera complexidade operacional e custos elevados, restringindo o serviço a grandes empresas, especialmente prestadoras de serviços públicos.
Com o Pix Automático, o Banco Central busca ampliar as opções para que empresas de diferentes setores possam receber pagamentos recorrentes. Os pagadores terão a opção de limitar o valor da parcela a ser debitada.
O processo de implementação do Pix Automático seguirá um cronograma. As regras do serviço serão publicadas em setembro de 2023, seguidas pelo desenvolvimento dos sistemas de outubro de 2023 a fevereiro de 2024. Os testes serão realizados em março de 2024 e o lançamento oficial está previsto para abril de 2024. O Banco Central tem trabalhado nesse produto desde o final de 2021.
*Com informações de Agência Brasil.
Oferecimento: