Com o avanço da tecnologia no setor de alimentação fora do lar, diversas ferramentas e processos foram adaptados para facilitar e otimizar a gestão de negócios
Por Carolina Cerqueira
Ferramentas e acessórios inovadores têm o potencial de transformar operações diárias, melhorar a experiência do cliente e otimizar a gestão do negócio.
Desde tecnologias que agilizam o atendimento até dispositivos que garantem a qualidade do serviço, explorar e implementar essas ferramentas podem ser o diferencial que seu estabelecimento e facilitar o trabalho dos colaboradores.
Confira a seguir indicações de aplicativos, softwares e ferramentas para otimizar a operação de um empreendimento:
Gestão
Aplicativos ou softwares que auxiliam nos mais diversos pilares de um empreendimento, como gestão de estoque e de finanças já são populares no mercado há anos. Esses sistemas visam facilitar o controle e a tomada de decisões, como por exemplo, a necessidade de compra de mais insumos simplesmente por um clique.
Alguns aplicativos e empresas populares no mercado:
• Consumer - presente no mercado há mais de 10 anos, é um dos principais sistemas de controle de estoque disponíveis no Brasil. Pelo sistema é possível criar fichas técnicas, relatórios de estoque e insumos e assim evitar prejuízos de um empreendimento.
• Bling - o sistema da empresa promete auxiliar na gestão financeira, facilitando as tarefas como fluxo de caixa, contas a pagar e receber, entre outros. Concentrando todas as principais informações em um único lugar.
• Runrun.it - software de gestão de equipe que ajuda no controle das atividades, demandas e prazos de acordo com a disponibilidade dos colaboradores. A plataforma pode ser benéfica para organizar o fluxo de trabalho de funcionários não fixos, por exemplo, uma vez que facilita a comunicação e a organização das informações.
Reservas
Sistemas e aplicativos de reservas e gerenciamento de mesas, com funcionalidades de gestão de fila e controle de ocupação podem ajudar a melhorar o fluxo de clientes, garantindo assim, uma experiência mais organizada e acessível tanto para os clientes, quanto para o empreendimento.
Alguns aplicativos e empresas populares no mercado:
• Eat App - empresa mundialmente reconhecida que otimiza o gerenciamento de reservas de mesas para bares e restaurantes. O aplicativo ajuda gestores a economizarem tempo em atendimento, e permite a melhor compreensão dos clientes por meio de dados, aumentando assim, a fidelidade.
• LeadsFood- sistema permite que os clientes agendem reservas de forma independente de maneira simples e ágil.
• Restornando - aplicativo que permite ao estabelecimento especificar o tipo de serviço ofertado, culinária entre outros para que o usuário use o GPS para localizar.
Cardápios
Há inúmeras opções de aplicativos e dispositivos no mercado que substituem os cardápios tradicionais, permitindo criar e gerenciar menus de forma mais fácil e eficiente. Facilitando atualizações, melhorando a acessibilidade para clientes com deficiência e oferecendo descrições detalhadas dos ingredientes usados, esse tipo de cardápio torna o processo mais prático e econômico para os estabelecimentos.
Alguns aplicativos e empresas populares no mercado:
• OlaClick - aplicativo possibilita a gestão de cardápio e venda em um só lugar, com domínio próprio, alta personalização e também possibilitando que o cliente realize os pedidos diretamente no cardápio digital.
• Goomer - sistema de cardápio digital que possibilita integração com o delivery, criando um próprio canal de vendas, armazenamento de dados de consumo. Ainda ofertando diferentes modalidades de cardápio como QR Code na mesa, balcão, ou aparelho digital, mini totem de autoatendimento, entre outros.
• AnotaAI - sistema que é integrado ao Whatsapp por um chatbot, permite automatizar o atendimento, criar relatórios de vendas, criar promoções e cupons, receber pagamentos de forma automática também, além da personalização do cardápio.
Adotar ferramentas, aplicativos e softwares pode ser a chave para elevar o padrão do seu bar ou restaurante, proporcionando não apenas uma operação mais eficiente, mas também uma experiência memorável para seus clientes.