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Confira dicas essenciais para aproveitar as datas especiais ao longo do ano e se destacar no mercado

O dia das mães sempre é uma data de muita demanda de clientes para os restaurantes. Foto: istockphoto

As datas comemorativas são aliadas no aumento das vendas. De fato, quando o estabelecimento consegue entender o que os clientes esperam, fica muito mais simples criar ações estratégicas que chamem a atenção e fidelizem clientes no longo prazo.

Quando se trata de um restaurante, então, é preciso aproveitar cada uma das oportunidades geradas pelas sazonalidades. O grande segredo está em usar os temas do calendário para personalizar os detalhes, desde as opções do cardápio até as embalagens usadas no delivery.

Confira dicas para aproveitar as datas de oportunidade:

Faça um planejamento prévio

O primeiro passo para aproveitar as datas comemorativas em seu restaurante é fazer um planejamento prévio ou um calendário sazonal. Isso é importante para entender quais são os interesses do público e como essas datas se encaixam no funcionamento do estabelecimento e no cardápio.

Algumas datas, como o Natal, são consideradas unânimes e sempre trazem oportunidades. Porém, é preciso analisar por nicho quais são realmente interessantes e podem trazer retorno financeiro. Coloque tudo na ponta do lápis e observe também as apostas dos concorrentes diretos para entender o que faz sentido e o orçamento que precisará direcionar.

Crie um calendário estratégico

Depois de fazer o planejamento, chega a hora de criar um calendário estratégico ou sazonal. Ao entender as ações que são interessantes, é necessário organizar as datas sazonais. Até porque você precisa calcular quando comprar os ingredientes específicos, encomendar adicionais com fornecedores e elaborar as formas de divulgação.

Como os olhares estão voltados para a ação realizada, os clientes conseguem identificar os diferenciais do restaurante em relação à concorrência e voltar a comprar graças à qualidade oferecida. Uma boa dica, nesse caso, é proporcionar sempre a sensação de que o público vai levar vantagem ao escolher o seu estabelecimento.

Avalie o que pode ser viável financeiramente para criar promoções de descontos cumulativos em datas comemorativas, em que seja possível dobrar o desconto sobre um pedido se o cliente fizer o segundo. Outra opção é oferecer um voucher para ganhar uma sobremesa temática grátis ao consumir o valor estipulado na promoção.

Tudo depende das possibilidades internas e de como o público responde a esse tipo de ação, para entender o que mais se encaixa no planejamento do calendário.

Em fevereiro, por exemplo, a data comemorativa é o Carnaval. Ele costuma impulsionar as vendas dos estabelecimentos que apostam em bebidas temáticas e criam um ambiente mais descontraído para receber os clientes durante as refeições. Já em março, o Dia da Mulher é uma data em que brindes e descontos especiais ficam em alta.

Em junho, no calendário sazonal deve constar as festas juninas. Os consumidores levam os familiares para degustar as receitas típicas, e os casais desejam celebrar o Dia dos Namorados. E assim vai ao longo de todo o ano, com foco no perfil do cliente.

Lembrando que, embora seja uma ação sazonal, deve ser pensada para que ele retorne ao restaurante e crie um relacionamento de confiança.

Adote embalagens comemorativas

As datas comemorativas devem ser vistas nos mínimos detalhes, e isso envolve as embalagens. Seja para levar a comida do restaurante, seja no serviço delivery, uma embalagem temática de qualidade chama a atenção do consumidor e demonstra como o estabelecimento se preocupa com a imagem transmitida.

Procure fornecedores que trabalham com esse tipo de item e avalie a possibilidade de incluir algo que seja útil para o cliente depois que ele consumir o alimento. Assim, o contato do restaurante em um copo ou ímã de geladeira permanece no campo de visão do cliente, ao mesmo tempo em que fortalece o engajamento.

Monte cardápios personalizados

Incluir opções personalizadas em datas sazonais é fundamental para aproveitar datas comemorativas. Esse tipo de ação faz a diferença na hora de atrair novos clientes e de surpreender os que vão ao estabelecimento frequentemente.

O ideal é ir além de decorar o cardápio com desenhos diferentes ou de ter um prato comemorativo, por exemplo. Desenvolva uma nova aba do cardápio e inclua uma série de pratos com nomes relacionados à data comemorativa da ocasião.

Pode ser desde implementar receitas inéditas no restaurante até adicionar ingredientes em pratos já consagrados e modificar o nome deles. Essa medida, com o reforço de que se trata de uma edição limitada, chama a atenção tanto no ponto físico quanto nas vendas por delivery.

Aposte em decoração temática

Nem todo restaurante presta atenção em decoração, mas ela é um diferencial e tanto na escolha do cliente, principalmente em datas importantes. Saiba que a curiosidade das pessoas costuma ser aguçada quando elas passam por um restaurante decorado durante o período de datas comemorativas.

Dessa forma, as chances de o potencial cliente entrar são muito maiores e, com tudo preparado e personalizado, o impacto inicial é extremamente positivo. Além disso, com as redes sociais, as refeições se tornaram verdadeiros momentos de diversão.

Então, quanto mais datas comemorativas você adotar em sua estratégia, melhor será o engajamento no mundo digital, que funciona como um “boca a boca” moderno na decisão de compra. Se possível, deixe sempre visível o endereço das páginas virtuais do restaurante na mesa e nos pedidos de delivery.

Ofereça uma boa experiência

O grande diferencial é priorizar opções que façam o serviço oferecido ser lembrado pela boa experiência. De nada adianta ter bons descontos se o atendimento não for atencioso, se o cliente demorou muito tempo na fila para pagar ou se a qualidade da comida estiver abaixo do esperado.

Em função disso, tenha o controle de todas as etapas das ações. Isso vai desde a quantidade de pedidos feitos aos fornecedores até o treinamento adequado dos colaboradores. Além disso, agregue valor na solução de problemas de maneira rápida para criar identificação com o estabelecimento.

Agora que você já sabe como usar as datas comemorativas para aumentar sua receita e passar uma imagem positiva do restaurante. Com as estratégias certas e uma boa divulgação, seu público não só vai se programar com antecedência para participar, como também mostrará as vantagens aos familiares e amigos. Essa é uma excelente tática de marketing para o estabelecimento e costuma gerar uma alta expectativa pelas próximas ações.

Fonte: Sodexo

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