Grandes nomes do mercado de alimentação como McDonald’s e iFood têm aderido a diferentes tecnologias para redução de custos e aumento de produtividade
Por Guilherme Paixão
O setor de bares e restaurantes tem apresentado uma tendência na adesão cada vez maior de soluções de bots (softwares para automação de tarefas digitais, que hoje usam cada vez mais a Inteligência Artificial generativa) e robôs.
Desde a construção de cardápios até aplicativos de gestão e máquinas de atendimento, ferramentas para facilitar a vida dos empreendedores têm se tornado comuns no dia a dia de bares e restaurantes.
Em entrevista ao podcast O Café e a Conta, da revista Bares&Restaurantes, Matheus Mason, proprietário do Benedito Restaurante, em Campinas (SP), exemplifica como usar a tecnologia a seu favor.
“Utilizo a IA - Inteligência Artificial - de diversas formas, da gestão à parte pessoal. Se quero fazer um planejamento de marketing, por exemplo, eu consigo trazer a informação através da transcrição de áudios de entrevistas com colaboradores e clientes, e fazer com que essa informação se transforme em tópicos, com planejamento, com sugestões, inclusive dentro de um segmento”, diz.
Para o empresário, é fundamental que o empreendedor adquira esse tipo de conhecimento, que promove produtividade a longo prazo. “O empresário do setor tem que estar antenado nisso. Usar a ferramenta ao menos 1h por dia, estudar os modelos de gestão, de chatbot para entender mais sobre o uso dentro do seu negócio”, completa Matheus.
Mas e a utilização de robôs no setor de alimentação?
Maior franquia de alimentação do mundo, o McDonald’s iniciou testes de seu primeiro restaurante automatizado no Texas, no fim de 2022. Nesta loja, os clientes fazem pedidos sem interação humana, utilizam telas e um drive-thru automático.
Além dos bots, as soluções que usam robôs também foram destaque na National Restaurant Association Show (NRA Show) deste ano, maior feira de alimentação do mundo. Empresas apresentaram soluções avançadas, desde robôs que entregam refeições em quartos de hotel até lavadoras verticais inteligentes para superfícies de difícil acesso.
As tecnologias que foram apresentadas durante a feira revelam como os robôs podem assumir tarefas repetitivas, o que permitiria que os funcionários tivessem mais tempo para atividades complexas.
“A inteligência artificial generativa é o grande diferencial, pois os robôs já existem há algum tempo. Embarcada, ela ajuda a melhorar a eficiência e potencializa a entrega. Tanto os bots de software, quanto os robôs físicos têm se aproveitado do ganho de produtividade que a IA traz consigo”, explica José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel.
Os avanços tendem a ser acompanhados com reduções nos custos da operação dos bares e restaurantes, o que torna a tecnologia mais acessível aos estabelecimentos. Apesar dos claros benefícios, o uso dos robôs traz um debate sobre o impacto no mercado de trabalho. Embora possa reduzir o número de funcionários no atendimento, novas vagas tendem a surgir para desenvolvimento, manutenção e supervisão dos robôs que assistem o setor de alimentação fora do lar.
Com o avanço da tecnologia, espera-se que os robôs não realizem apenas tarefas físicas, mas também um nível de interação com os clientes semelhante ao dos atendentes humanos. Tudo em prol da melhoria na experiência do cliente nos estabelecimentos.
Uso de IA no delivery
O iFood, maior nome do delivery no Brasil, utiliza a Inteligência Artificial em diversas áreas para inovar e aumentar a eficiência de suas operações. Já imaginou pedir um lanche por meio de um simples comando de voz? Ou montar o cardápio do almoço de domingo, comprar todos os ingredientes nas quantidades certas e com o melhor preço de maneira simples e rápida? Hoje, são possibilidades viáveis na plataforma do iFood.
A empresa investe em diversos modelos de IA para aumentar a eficiência de sua operação, priorizando a melhoria dos processos internos. Gerenciar 75 milhões de pedidos mensais em 1.700 cidades, com 330mil parceiros, 200 mil entregadores e mais de 40 milhões de usuários, só é possível através de tecnologias avançadas.
A plataforma conta com 17 times de aprendizado de máquina e 120 modelos de IA, responsáveis por aproximadamente 10 bilhões de recomendações mensais. Essas tecnologias otimizam a recomendação ao cliente, segmentação de marketing, rotas de entrega e tempo de preparo dos pratos.
Em julho, o iFood lançou o Compr.AI, uma funcionalidade que transforma listas de compras enviadas pelo WhatsApp em textos, integrando de forma inteligente com supermercados. Além disso, pedidos podem ser feitos por comandos de voz, como “quero um café da manhã com poucas calorias” ou “ingredientes para um bolo de cenoura”, com a IA gerando listas de produtos e comparando preços entre estabelecimentos.
Essas inovações não só melhoram a experiência dos clientes, como também inspiram outras empresas a acelerarem o crescimento com IA. O impacto da inteligência artificial fez o iFood ser reconhecido como uma das dez empresas mais inovadoras da América Latina, reafirmando seu compromisso com a inovação e a eficiência no setor de alimentação fora do lar.
*Texto adaptado da edição 158 da revista Bares&Restaurantes