Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

No sexto texto sobre os biomas brasileiros e sua gastronomia, vamos conhecer mais sobre o Pampa; localizado no Rio Grande do Sul, o bioma apresenta uma riqueza de ingredientes resultantes do clima, solo e influências de imigrantes

Por Guilherme Paixão

A gastronomia do pampa une tradição e inovação que resulta em uma comida rica de influências. Foto: Flickr

A 18ª edição doFestival Brasil Sabor, que começou neste mês de maio e vai até o dia 02 de junho, é uma jornada gastronômica que celebra as raízes brasileiras de cada região, apresentando pratos que exaltam ingredientes e técnicas de preparo autênticas do nosso país.

Para conhecer melhor nossa culinária, iniciamos uma série de reportagens que exploram as técnicas, ingredientes e a preparação de chefs para o festival por meio dos biomas. No último texto, conhecemos mais sobre a Mata Atlântica; bioma que apresenta muitas riquezas naturais que se refletem em suas diversas formas gastronômicas.

Neste penúltimo texto da série, vamos conhecer mais sobre o Pampa, lugar no qual as tradições gaúchas e os segredos da natureza se entrelaçam para criar uma rica e saborosa culinária.

Gastronomia do Pampa: mais do que o churrasco

No cantinho do Brasil, com representação de apenas 2,1% do país, o pampa é um bioma que apresenta um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte. Localizado no extremo sul do Rio Grande, na região fronteiriça junto ao Uruguai, o pampa representa 63% do território gaúcho.

No que diz respeito a ingredientes, os pampas gaúchos se destacam principalmente pela pecuária. O churrasco, o arroz de carreteiro, galeto na brasa e o entrevero são alguns dos pratos típicos da região que revelam essa ligação dos moradores da região com a criação de animais.

Para o chef Carlos Kristensen, a cultura gastronômica gaúcha tem muito a ver com os imigrantes da região. “Sinto que temos vários países dentro de um mesmo estado. Temos cultura do italiano, do espanhol, do índio, do português, etc... Isso tudo reflete muito na comida que servimos aqui no Rio Grande do Sul”, afirma.

Sobre os principais insumos do pampa gaúcho, Carlos fala sobre como o solo do bioma tem influência no sabor do gado. “O pampa é o alimento mais rico para os animais e isso se reflete na qualidade da carne na região. Eu também destacaria a qualidade dos azeites e queijos autorais que tem muita relação com o clima e o solo”, diz o chef.

Edésio Komka, da churrascaria Komka, localizada em Porto Alegre, faz uma análise dos condimentos que são utilizados pelos gaúchos e diz que os temperos são muito determinados pela origem da culinária da região.

“A culinária alemã por exemplo usa mostarda, páprica, cominho, endro, noz-moscada, pimenta-do-reino, alho, cebola e vinagre. Esses condimentos são frequentemente utilizados em pratos tradicionais como salsichas, chucrute, carne de porco e pães”, diz Edésio.

“Já na culinária italiana, usa-se bastante azeite de oliva, alho, manjericão, orégano, tomilho, alecrim, salsa, pimenta-do-reino, vinagre balsâmico e pimenta vermelha. Esses condimentos são amplamente utilizados em pratos tradicionais italianos como massas, pizzas, risotos e antepastos, porém na carne do nosso churrasco vai só sal”, finaliza.

A culinária gaúcha é um verdadeiro banquete de sabores e influências, um reflexo da rica história e miscigenação do povo que habita este canto do Brasil. Trata-se muito mais do que apenas as carnes e o chimarrão. A gastronomia do pampa une tradição e inovação que resulta em uma comida rica de influências.

Brasil Sabor

A 18ª edição do festival Brasil Sabor, com o tema "Pra toda gente e pra todo gosto", acontece de 16 de maio a 2 de junho de 2024. Organizado pela Abrasel, o evento incentiva restaurantes em todo o país a criarem pratos especiais que celebram a diversidade da gastronomia brasileira.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Comentários