Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

O Business Intelligence (BI) é uma tendência no setor de bares e restaurantes. Entenda como ele pode ser aplicado e quais as vantagens

No caso de bares e restaurantes é possível utilizar dados de vendas, estoque, perfil dos clientes, desempenho dos funcionários e eficiência da operação por meio do BI. Foto: Midjourney

O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta poderosa utilizada por diversas empresas para transformar dados em insights valiosos. Ao aplicar BI em restaurantes, os gestores podem embasar suas decisões em dados confiáveis e traçar estratégias mais eficazes para impulsionar o crescimento do negócio.

Neste artigo, veja alguns exemplos de aplicações do BI em restaurantes e conheça suas principais vantagens. Acompanhe!

O que é Business Intelligence (BI)?

O Business Intelligence (BI), também conhecido como Inteligência de Negócios, é um conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas para organizar, analisar e interpretar dados de diversas áreas de uma empresa. No caso de bares e restaurantes, por exemplo, é possível utilizar dados de vendas, estoque, perfil dos clientes, desempenho dos funcionários e eficiência da operação.

O principal objetivo do BI é fornecer uma visão completa do negócio, revelando tendências, padrões, oportunidades e riscos. Assim, a gestão pode tomar decisões baseadas em dados, traçar estratégias mais eficazes e priorizar ações para obter os melhores resultados.

Business Intelligence na gestão de restaurantes

Mais comum no meio corporativo e na indústria, o Business Intelligence ainda é pouco explorado por bares e restaurantes. No entanto, com o avanço da digitalização no setor, a tendência é que mais negócios aproveitem o potencial dessa ferramenta.

A partir dos dados gerados durante a operação do restaurante — registrados nos sistemas PDV e ERP, por exemplo —, o BI oferece relatórios detalhados e dashboards com gráficos legíveis. Assim, a gestão tem maior facilidade para interpretar as informações e pode promover ações de melhoria com mais agilidade.

Alguns exemplos de como o BI pode ser aplicado em restaurantes são:

• Analisar o tíquete médio por cliente por dia da semana, horário e canal de venda (delivery, balcão, salão) para identificar oportunidades de aumento de receita;

• Comparar o custo de produção com o preço de venda de cada prato para encontrar itens com margem de lucro baixa que podem ser reformulados ou eliminados do cardápio;

• Monitorar o tempo médio de espera dos clientes por mesa, tempo de preparo dos pratos e tempo de atendimento para descobrir gargalos nas operações e implementar melhorias;

• Analisar o perfil dos clientes por faixa etária, sexo, renda e localização para criar ofertas personalizadas e direcionar campanhas de marketing;

• Acompanhar a taxa de retorno dos clientes para verificar quem são os clientes mais fiéis e oferecer benefícios exclusivos para eles.

Essas são apenas algumas das possibilidades de análises e ações que podem ser feitas a partir do BI. Elas demonstram como o restaurante pode se tornar muito mais competitivo no mercado, uma vez que a gestão pode contar com informações relevantes para direcionar o negócio e estar sempre à frente dos concorrentes. Saiba mais sobre essa e outras vantagens a seguir!

5 vantagens do BI para restaurantes

Há diversas vantagens em investir em Business Intelligence no seu restaurante. Entre as principais estão:

1 - Mais visibilidade e controle do negócio
A gestão pode acompanhar os dados por meio de dashboards com gráficos fáceis de interpretar. Assim, não perde nenhum aspecto de vista e tem mais controle da operação.

2 - Melhor tomada de decisões
Com base em dados confiáveis, relatórios detalhados e análises aprofundadas, a gestão abandona o “achismo” e consegue tomar decisões mais assertivas. Além disso, também ganha agilidade e pode melhorar o desempenho do negócio mais rapidamente.

3 - Aumento na lucratividade
Como o BI fornece análises detalhadas de cada um dos aspectos do negócio, a gestão pode realizar ações pontuais em diferentes frentes para aumentar a lucratividade: aumento das vendas, eliminação de desperdícios e perdas, redução de custos, fidelização de clientes, entre outras.

4 - Mais previsibilidade
A partir de dados históricos do restaurante, as ferramentas de BI são capazes de prever tendências, padrões e sazonalidades. Com isso, a gestão pode aproveitar as oportunidades e se preparar para encarar desafios e evitar riscos.

5 - Comprovação de resultados
As análises de BI também servem para demonstrar resultados e projeções a stakeholders, investidores e parceiros. Com os dados em mãos, a gestão tem mais transparência e confiabilidade nas negociações.

O BI é um investimento que se traduz em resultados concretos para restaurantes. Para isso, no entanto, é preciso coletar dados confiáveis e contar com ferramentas de análises de dados especializadas. Dessa forma, é possível acelerar o crescimento do negócio e se destacar no mercado.

*Conteúdo produzido com informações do blog da EPOC.

Comentários