Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano
O controle de estoque de restaurantes é um processo indispensável, principalmente para gestores do food service interessados em economizar dinheiro e buscar reduzir o desperdício de alimentos.
Um bom registro de estoque permite um planejamento de compras mais assertivo e impacta diretamente no crescimento das vendas de um restaurante.
Gestores que investem em administração dos setores do restaurante conseguem entender de forma mais estratégica os seus produtos e conhecer o gosto do público, sabendo inclusive quando é hora de retirar algo do cardápio ou investir em novidades.
Leia sobre mais dicas de gestão para restaurantes.
Como fazer controle de estoque?
Para saber como fazer controle de estoque para restaurantes com eficiência, trouxemos algumas dicas para tornar o processo mais prático. Confira:
1 - Listagem de produtos
Faça uma lista completa com todos os produtos que você possui em estoque e quantidade. Esse processo precisa ser atualizado constantemente para conseguir seguir o fluxo do estoque e estar sempre em dia.
2 - Faça um inventário
Coloque prazos para a realização da contagem do estoque. Isso ajudará você a identificar quais produtos têm mais saída e também os de menor saída. Conseguindo saber quais produtos estão ali a mais tempo, você consegue rapidamente perceber quais itens necessitam de uma substituição ou incentivo para vendas.
3 - Controle de entrada e saída
Quando as compras chegarem ao restaurante, você deve registrar no controle de estoque dados como:
• Nome de cada item recebido;
• Data de recebimento;
• Quantidade de cada item;
• Prazos de validade;
• Valores unitários;
• Nome do fornecedor.
Uma dica para conseguir fazer o processo com mais fluidez é utilizar as notas fiscais dos produtos adquiridos para auxiliar. E para ter um controle mais exato, também é preciso registrar os produtos de saída para manter a quantidade atualizada.
4 - Elaboração de ficha técnica
Dentre as dicas para controle de estoque, a ficha técnica não pode ficar de fora: todo restaurante precisa ter esse controle para todos os pratos e bebidas! Geralmente, os itens que compõem uma ficha técnica são:
• Registros de todos os insumos necessários e sua quantidade para a preparação do prato ou da bebida;
• Modo de preparo detalhado e descrição das etapas de preparo do produto;
• Tempo de preparo da receita;
• Utensílios utilizados no processo;
• Valores investidos para cada insumo separado e valor total da produção final.
Vale ressaltar que a ficha técnica só consegue cumprir seu processo com máxima precisão quando bem detalhada, somente assim,ela vai te ajudar a prever a demanda, reduzir desperdício e aumentar seu lucro.
Ferramentas para controlar o estoque?
Algumas ferramentas podem ajudar muito no controle de estoque, guiando você nesse processo.
Uma delas é a planilha de controle de estoque: ela auxilia você a identificar o fluxo ideal de armazenamento a curto e médio prazo. Também vai te mostrar a quantidade de vendas concluídas e o lucro bruto gerado, ou seja, ela não apenas organiza seu armazenamento como te auxilia a acompanhar resultados importantes para o financeiro. Dentre os principais benefícios está:
• Saber as entradas e saídas;
• Estabelecer um estoque mínimo;
• Data de compra;
• Registro de quantidade e valores.
O Grandchef é um sistema para restaurantes e delivery para negócios que desejam digitalizar suas rotinas através de uma gestão automatizada e inteligente.
A planilha tem sua parcela de eficiência, porém se sua ideia é tornar seu processo de controle de estoque mais prático e ágil, o indicado é usar como ferramenta um software de gestão.
O sistema grandchef, por exemplo, traz todos os dados que você necessita para operar, de maneira detalhada e automática. Com ele, é possível saber a quantidade exata de insumos restantes no estoque, pois os números são atualizados a cada venda, sempre tendo a contagem exata.
Além disso, há um cadastro de estoque máximo e mínimo para não deixar faltar nada e nem fazer compras em excesso, além de avisos automatizados sobre que itens estão em baixa e muito mais.
Tudo isso visa tornar seu processo de controle de estoque mais rápido e simples. Ficou interessado? Conheça um pouco mais do Grandchef.
Quais as vantagens da gestão de estoque?
Manter um bom controle de estoque permite com uma organização melhor do espaço físico, além de identificar o que vem melhorando no desempenho financeiro, enxergar produtos que possam estar sendo comprados em excesso e até aqueles de baixo fluxo de saída, gerando mais economia no longo prazo.
Além desses existem outros pontos importantes como:
• Otimização do estoque;
• Perspectiva de vendas;
• Projeção de novos pedidos;
• Planejamento;
• Produtos mais pedidos e menos pedidos.
Como evitar desperdícios?
1 - Cuidado na armazenagem
A conservação adequada dos alimentos é essencial para evitar desperdícios. Preste muita atenção no local de estocagem: ele deve ser arejado, seco e não ficar exposto ao sol. Atente-se também ao guardar insumos e alimentos que precisam de cuidados mais específicos e certifique-se de que sejam armazenados corretamente.
2 - Estimativa de clientes
Para uma gestão de compras mais certeira, é indicado fazer uma estimativa do número de clientes. Isso ajuda o restaurante a ter melhor controle de itens que deve adquirir em curto e médio prazo.
Para isso, pode-se fazer uma média do número de clientes recebidos nos últimos três meses e identificar os períodos e expectativas de maior movimento. Além disso, solicitar reservas também é uma tática eficaz para estimar o número de fregueses esperados no restaurante, principalmente em datas comemorativas.
Leia mais como aumentar as vendas do seu restaurante em datas comemorativas.
3 - Manter estoque bem controlado
Softwares de controle de estoque para restaurantes substituem as operações manuais, fazendo com que a incidência de erros seja menor, oferecendo a você dados mais precisos.
Eles te permitem tomar decisões certeiras por meio dos relatórios de controle de estoque. Com todos os processos automatizados, o tempo é otimizado, erros são minimizados e os processos se tornam mais rápidos e ágeis, aumentando a produtividade.
Portanto, é a melhor alternativa quando se trata de manter o estoque em dia! Nosso software da grandchef, é desenvolvido para o ramo alimentício e traz automações para todas as áreas do estabelecimento. Somos especialistas em tornar os processos do cotidiano do restaurante mais simples! Faça um teste ou marque uma demonstração.
Fonte: Grandchef