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Com o cenário competitivo no setor de alimentação fora do lar, uma das maneiras de atrair mais público e melhorar o movimento do seu restaurante é inovar em seu cardápio

95% das pessoas entrevistadas em pesquisa da Galunion disseram que querem encontrar novidades em alimentos e bebidas nos bares e restaurantes. Foto: Freepik

Se você tem um negócio em foodservice, certamente já se perguntou como poderia atrair mais clientes. E é claro que existem diversas estratégias para melhorar o movimento do seu restaurante, mas uma delas é inovar no seu cardápio.

Isso não significa que você deve criar um prato super diferente ou mudar o tipo de culinária. Essa inovação pode ser fruto de uma simples adaptação, por exemplo. Inovação é tudo aquilo que gera resultado NOVO.

Por isso, este artigo foi preparado em parceria com o iFood para mostrar como você pode inovar no seu menu e atrair mais clientes!

Já se sabe que, de modo geral, os consumidores estão gastando menos com alimentação fora do lar, principalmente a classe C (com 58% dos consumidores cortando esse tipo de gasto).

E de acordo com a nossa última Pesquisa com Consumidores Galunion (setembro/2022), 64% dos consumidores responderam que o principal motivo para isso são os preços mais elevados do menu.

Com esse cenário mais competitivo, uma das maneiras de atrair mais público e melhorar o movimento do seu restaurante é trazendo inovação para o cardápio! (lembrando que um dos desafios na inovação do cardápio nesse cenário é a precificação; então aproveitamos para indicar este post sobre precificação).

Um dado muito interessante, da mesma pesquisa citada acima, e que confirma essa estratégia é de que 95% das pessoas entrevistadas querem encontrar novidades em alimentos e bebidas nos bares e restaurantes.

Com isso em mente, confira duas dicas para inovar no seu menu com base nas preferências dos próprios consumidores, ouvidos na 6ª ed. da pesquisa Alimentação hoje: a visão do consumidor (set/2022):

Invista em tendências

Você já sabe quais são os tipos de comida que os consumidores mais estão desejando encontrar agora?

Em 1º lugar (42%), estão os produtos feitos com ingredientes naturais.
2º lugar (40%): produtos de café da manhã, qualquer hora do dia
3º lugar (38%): comfort food – prato ou bebida que traz conforto
4º lugar (36%): produtos de fornecedores locais/artesanais
5º lugar (34%): produtos gostosos e indulgentes para me premiar

Sabendo quais são os pratos mais desejados, mesmo que o seu restaurante não ofereça algum deles, é possível adaptar o seu menu para aquela tendência que mais se encaixa com seu tipo de negócio.

O importante observar aqui é a grande tendência de produtos com ingredientes naturais. Esse é um movimento crescente no mercado e já mostrava potencial durante a pandemia, época em que os consumidores passaram a valorizar mais a saudabilidade.

Ingredientes para ficar de olho

Também perguntamos aos consumidores quais ingredientes os surpreenderam de forma positiva recentemente. Veja os top 5 que mais se destacaram a seguir:

Páprica
Peixe cru
Pimenta
Açafrão
Açaí

O consumidor é quem manda

E a segunda dica é: deixe seu público escolher como quer consumir. É claro que você deve oferecer as opções que sejam executáveis para o seu negócio, mas a flexibilidade é muito valorizada hoje em dia. O consumidor é cada vez mais protagonista.

Segundo pesquisa:

85% desejam alterar ou personalizar o pedido do seu jeito e 77% gostariam de receber sugestões de alterações do pedido com base em suas escolhas anteriores. Neste caso, um banco de dados e Inteligência Artificial poderiam transformar essas informações em muito mais valor agregado ao produto, conectando de fato seu restaurante ao cliente.

Inclusive, já existe um artigo sobre como transformar dados e tecnologia em inteligência de mercado. Nele, discutimos como dados são o bem mais valioso de uma empresa hoje e como os restaurantes podem aplicar a tecnologia para transformá-los em estratégias competitivas.

Por que não a usar na personalização do seu cardápio, então?!

Acolha feedbacks

Para concluirmos esse tema, trouxemos algumas reflexões levantadas pelos consumidores na pesquisa.

Ao perguntar qual pedido eles fariam aos donos de estabelecimentos, a maioria respondeu: “Traga opções de pratos mais baratos e gostosos”; e essa resposta se conecta diretamente ao início deste texto, onde apontamos que os preços elevados são o principal motivo para o corte de gastos com alimentação fora do lar.

Entre as respostas, procurar comidas naturais, saudáveis e gostosas é fundamental. Além disso, “educação, humildade, respeito, ser acolhedor e pedir feedback dos clientes em relação aos alimentos e ao atendimento” também é um desejo dos consumidores.

Com todas essas dicas, esperamos que seu cardápio seja parte importante da sua estratégia para atrair mais clientes, fidelizá-los e melhorar o movimento do seu restaurante!

Fonte: Galunion

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