Painel apresentado por Soumya Nair destrinchou os Taste Charts, ferramenta poderosa para alavancar o foodservice
O painel que inaugurou a 36ª edição do Congresso Abrasel nesta quarta-feira (14), já estabeleceu um alto padrão de expectativas para o restante do evento. Com o tema “Um gosto de futuro - quais os sabores que vão trazer clientes em 2025”, a apresentação trouxe a primeira dose de inovação da sequência.
Soumya Nair, diretora de insights de marketing da Kerry, empresa multinacional especializada em gosto e nutrição, trouxe para o palco os Taste Charts, “tabelas de gostos” que são indicadores altamente estratégicos para negócios de alimentação.
A especialista mostrou que, apesar da produção pela Kerry, o público é o criador dessas tabelas, pois é o comportamento do consumidor que dá origem aos dados que compõem o projeto. “Vocês criam, inovam e contam histórias com os sabores”.
Segundo Soumya, apesar de gosto e sabor serem usados como sinônimos, existe uma diferença entre os dois conceitos, e que o primeiro não existe sem o segundo.
Para criar um novo produto, ela atentou à necessidade destes e outros elementos, tendo em vista os interesses dos consumidores:
- • as pessoas querem produtos que sejam gostosos,
- • saudáveis e nutritivos,
- • querem valor pelo seu dinheiro,
- • personalização,
- • confiança no estabelecimento,
- • conexão local,
- • propósito e sustentabilidade
Soumya citou o guru do marketing e administração Peter Drucker com a frase “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”, ao abordar a importância de compreender o consumidor e prever seu comportamento.
A especialista trouxe uma lição valiosa ao afirmar que o comprador é o herói da narrativa, e em seguida mostrou ao público que a Kerry atua na criação de plataformas para empresários do setor entenderem melhor seus consumidores.
Bares no topo
Na iniciativa Raise the Bar, a empresa trabalha com o processamento de linguagem natural por meio do uso de IA e com embasamento na opinião de especialistas para descobrir qual vai ser o novo drinque do momento, qual a nova tendência de bebidas que irá tomar os bares pelo mundo.
Com essa previsão de demanda, a empresa identifica oportunidades não aproveitadas no consumo e nichos que podem ser explorados por estabelecimentos como bares e restaurantes para ter um crescimento significativo.
De muito bom gosto
Os Taste Charts, que completam 13 anos de história neste ano, têm uma história sólida de produtos inspiradores e menus inovadores. São cinco tabelas lançadas por país, anualmente, que apresentam os padrões de consumo por categoria, como doces, salgados e bebidas.
Cada uma das tabelas de gostos também apresenta dois anexos com informações mais amplas e que apresentam um panorama do consumo, trazendo os principais elementos preferidos pelo público nos últimos cinco anos e quais sabores têm apresentado um crescimento maior e mais rápido.
Soumya também abordou o papel de redes sociais, em especial o Tiktok, para a disseminação dessas tendências, o que ajudou a popularizar, por exemplo, o Sriracha (molho de pimenta tailandês) e o pistache, que tem conquistado um espaço significativo na América Latina.
A especialista ressaltou o caráter dinâmico, inovativo, adaptativo e receptivo à tendências do foodservice, área que tem combinado tecnologia de ponta e criatividade para permanecer resiliente diante dos desafios e se desenvolver com firmeza.
Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br