Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

Veja quais são algumas das diferenças entre as ferramentas de Inteligência Artificial mais populares no mercado e como o uso delas podem ser benéficas para seu empreendimento

Por Carolina Cerqueira

As possibilidades com as ferramentas de IA são infinitas, resta ao empresário entender qual opção se enquadra melhor com suas necessidades. Foto: Canva

O ChatGPT e o Gemini são chatbots desenvolvidos por empresas de tecnologia para fornecer assistência e interação por meio da linguagem natural.

Ambas as ferramentas podem ser usadas de forma positiva no setor de bares e restaurantes, gerando aumento de produtividade, desenvolvendo cardápios, com gestão de redes sociais, analisando dados, enfim, as possibilidades são infinitas.

Diferenças entre as IAs

O ChatGPT, criado pela OpenAI em 2022, é uma ferramenta que responde a perguntas, solicitações de informações e diálogos, sendo gratuito para uso online, com uma versão paga disponível.

Seu banco de dados é de setembro de 2021, o que pode tornar algumas respostas desatualizadas.

A ferramenta consegue gerar textos, traduzir em diversos idiomas, gerar códigos, entre várias outras funções, mas a versão 3.5 não consegue interpretar dados por imagem ou áudio, por exemplo.

Por outro lado, o Gemini, desenvolvido pela Google em resposta ao ChatGPT, foi lançado em março de 2023, com funções muito similares às do concorrente.

Sua versão gratuita é capaz de gerar textos, traduzir informações em mais de 25 idiomas e responder perguntas de forma rápida e eficaz usando dados sempre atualizados da Google.

Além disso, a ferramenta também consegue processar dados em diferentes formatos em sua versão gratuita, como imagens e áudios.

Criei uma situação me colocando como empresária de um bar e mandei o seguinte comando para ambas as inteligências: “sou empresária, dona de um bar temático de cultura geek e preciso de ideias para posts que serão postados no instagram para atrair mais clientes, como você me ajudar?”

No chatGPT, a ferramenta me deu 10 dicas para criação de posts, que vão desde destacar eventos temáticos, o menu, a criação de desafios com prêmios para os ganhadores e também ideias promocionais como descontos em happy hour. Todas as dicas têm textos descritivos, que podem inspirar os empresários a se adaptarem conforme suas necessidades.

E o Gemini, me deu 7 dias, seguindo o mesmo padrão do chatGPT, só que com exemplos de posts já com legendas e sugestão de imagens. Além disso, a ferramenta sugeriu a criação de um calendário para organizar as publicações, com dicas de postagens e fotos.

Podendo ser usadas nas mais diversas áreas dentro de seu negócio, as inteligências artificiais têm grande potencial para auxiliar na geração de conteúdos como exemplificado, mas também podem ajudar em análises de informações, criação de planejamento, controle de estoque, entre outros.

As possibilidades são infinitas, resta ao empresário entender qual opção se enquadra melhor com suas necessidades. Lembrando que ambas apresentam versões pagas que ampliam ainda mais as possibilidades.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Comentários