Internacionalmente, o crescimento do mercado de foodtechs também apresenta essa tendência
Uma das categorias analisadas, Farm-to-table, apresenta um interessante avanço nos números. Este é um movimento que tem como objetivo aproximar o produtor do consumidor, diminuindo a quantidade de intermediários no processo e aumentando a eficiência da cadeia de suprimentos, oferecendo alimentos realmente frescos aos consumidores.
É nessa esteira que a empresa paulistana Freshmania iniciou suas operações em 2021. O e-commerce tem como foco a venda de leite fresco, que leva menos de 48 horas do momento da produção até a casa do cliente, seguindo o conceito “da fazenda direto para sua mesa”.
“O Freshmania nasceu com objetivo de levar alimento extremamente fresco, do produtor para a mesa do consumidor, no menor prazo possível”, explica a CEO Einat Eisler Carasso. “Nós acreditamos que a experiência de se consumir um alimento próximo à produção é outra”.
Além do leite fresco, o e-commerce também conta com uma curadoria de marcas parceiras, que inclui laticínios frescos, queijos, bebidas, alimentos in natura (ovos, cogumelos e tomates), doces e geleias. “Escolhemos comercializar produtos que nós mesmos levamos para a nossa mesa, que alimentam nossas famílias. Além disso, nossos valores trazem o respeito à natureza e o trato adequado aos animais, e toda a dedicação dos produtores para produzir e fornecer o melhor produto para os consumidores”, ressalta Einat.
Futuro inovador
O Report Foodtech 2022 ainda destaca as tendências do mercado, apontando para um futuro inovador. Destacam-se o crescimento dos setores voltados à produção de proteínas alternativas, uma maior transparência na cadeia de suprimentos e a busca por serviços de nutrição personalizada. O estudo evidencia que o total de US$ 1 bilhão em investimentos foi feito em todas as categorias de foodtechs elencadas, o que mostra uma diversificação do setor.