Ceo da universidade Marketplace explica como é possível evoluir com vendas numa única plataforma
Os empreendedores tiveram que adaptar seus negócios para o meio digital, fazendo com que o marketplace fosse uma das ferramentas mais utilizadas no país.
A pesquisa Cenário da Adoção do Marketplace Online revela que 86% dos brasileiros entrevistados consideram este formato mais conveniente para consumir. O levantamento também apontou o crescimento no número de brasileiros que afirmam comprar exclusivamente nestes locais, saltando de 41% em 2019 para 71% em 2021.
Para Alexandre Nogueira, consultor oficial do Mercado Livre, influenciador da Americanas e CEO da Universidade Marketplaces, plataforma especializada em cursos no setor, uma das maiores vantagens para o empreendedor iniciante no digital é o número de usuários que já utilizam a ferramenta para compras.
“Iniciar o ponto de venda digital via marketplace é uma ótima estratégia, pois os lojistas já conseguem ter uma estrutura montada para a comercialização dos produtos, com potenciais clientes que já navegam pela plataforma todos os dias, sem a necessidade de gastar energia para iniciar um site próprio do zero”, explica.
O especialista listou algumas dicas para ajudar a impulsionar as vendas no online, aproveitando todas as vertentes que o mundo virtual oferece. Confira:
Comece pelos marketplaces
Uma dica é começar pelos três maiores marketplaces, que são B2W, Magalu e Mercado Livre, pois os produtos que você prepara para esses canais, você consegue levar para outros. E o mais importante, faça corretamente o planejamento da sua loja para facilitar a migração para o digital e, com isso, alcançar um aumento nas vendas.
Busque profissionalização
Por mais que você seja um vendedor experiente no comércio de balcão, o universo online é bem diferente e é necessário buscar aprendizado e profissionalização. Existem milhares de conteúdos gratuitos e cursos que podem ajudar. A Universidade Marketplaces, por exemplo, é uma plataforma especializada em cursos e tudo que permeia o mundo do e-commerce.
Criada em 2018, oferece capacitação para as pessoas aprenderem a desenvolver estratégias que auxiliem nos melhores resultados nas vendas online. A plataforma possui mais de 450 alunos e sua metodologia já foi aplicada em mais de 90 tipos de negócios diferentes.
Você já possui CNPJ e os produtos Um ponto que o comerciante de loja física já sai na frente pulando a parte burocrática de início de negócio e já possuir CNPJ e fornecedores. A facilidade na compra de produtos mais em conta e o fato de já dominar o nicho em que atua.
Respeite as vendas
É preciso respeitar tanto as vendas do físico como as do online, sem nunca esquecer de dar baixa no sistema. Outra dica é sempre que chegar na loja, ver se existe algum pedido aprovado no online, pois se esquecer dessa checagem, pode resultar no aumento da taxa de cancelamento e prejudicar a sua evolução do negócio.
Cuidado com o estoque
A venda online acelera a rotatividade dos produtos e para não ficar perdido na hora do controle é necessário ter organização no sistema e operação. Recomendo que use os mesmos códigos do físico para o online, pois facilita na hora de dar baixa no site.